TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falta De Etica Gera Prejuizos às Empresas

Trabalho Universitário: A Falta De Etica Gera Prejuizos às Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

A falta de ética gera prejuízos às empresas”

Hoje em dia, para que as empresas possam alcançar um bom desenvolvimento, é necessário que estas estejam atreladas a inúmeros fatores importantíssimos e que, na maioria das vezes, são esquecidos ou ignorados pelos profissionais. A ética, a inovação, a disponibilidade para aprimorar o que já existe e clareza são requisitos essenciais e fundamentais para tal desenvolvimento. Porém, uma das maiores barreiras que ainda se encontra no mundo corporativo é a enorme resistência, acompanhada pela falta de iniciativa, em aceitar as mudanças das quais impulsionarão essas empresas a alcançarem a excelência assim desejada e esperada.

Ética nada mais é que uma ciência voltada a mudar ações e modificar condutas, visando sempre o melhor para todos, ou seja, é a capacidade de se distinguir o certo do errado; é a ciência do bem comum. Uma empresa que adota uma postura ética sabe valorizar seus funcionários, independente de suas diferenças, e saber ouvir seus clientes, caminhando, assim, para um crescimento constante e com maior nível de competitividade no mercado de trabalho.

Assim deveria ser a cultura organizacional de qualquer empresa, mas, infelizmente, ainda existem muitas empresas que adotam uma cultura existencial voltada somente para o seu próprio beneficio, visando alcançar lucros a qualquer preço, pouco se importando com a qualidade de seus produtos e serviços e com a satisfação de seus clientes. É o caso das empresas ENRON (EUA), PARMALAT e ANDERSEN que instruíram seus funcionários encarregados das negociações e finanças a gerarem lucros para a empresa burlando leis e praticando fraudes, preocupando-se apenas em causarem boas impressões aos olhos de quem os veem, assumindo, assim, condutas inconcebíveis e totalmente antiéticas. É uma busca desenfreada pelo sucesso, reconhecimento, lucros e, principalmente, poder.

2. Bibliografia

ARTHUR ANDERSEN; ENRON; PARMALAT. https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7Ut1sEOUW3UMDg5NDAwNjAtOGM1Yi00ZTIxLTlhMWYtNDljZDZhNzc4OWI3&hl=en. Acesso em 07 de março de 2014.

DE MATOS, Francisco Gomes. Ética na Gestão Empresarial: da conscientização à ação. Editora Saraiva. PLT 284.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com