TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde

Por:   •  12/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde

Tarefa: Atividade de Portfólio

Nome: Guilherme Trevizam

RA: 8180614

Turma: DGEFB1901CAPA4S

        De acordo com Giddens:  

[...] Campanhas como essas exortam os indivíduos a assumirem a responsabilidade pelo próprio bem-estar; elas prestam menos atenção no modo como a posição social pode forçar a escolha das pessoas e as possibilidades [...] (GIDDENS, 2005, p. 133).

Resumindo, Giddens diz que a saúde do indivíduo é culpa de si próprio, pois seu jeito de vida que desencadeia a doença. Porém Bordieu (1983) diz que o estilo de vida depende da classe social do ser humano. Pois é muito particular os gostos que cada indivíduo possui, sendo assim ninguém é capaz de dizer o que é ideal para você.

A classe social determina muito quem é aquele tipo de pessoa, e a sociedade que impõe esse pensamento. Muitas coisas são consideradas para “julgar” a sociedade, dentro da perspectiva de saúde. Giddens (2005) diz que pessoas de alta classe, tendem ser mais saudáveis e fortes e vivem mais que pessoas de classe mais baixas. E colocando isso hoje na realidade, podemos dize que infelizmente é verdade. O acesso, a política, o sistema praticamente barra pessoas de classe mais baixa a terem uma saúde melhor.

Se baseando neste pensamento, Giddens cita uma pesquisa de Richard Wilkinson mostra que os países mais saudáveis e com taxa de mortalidade baixa não são os mais ricos e sim os que distribuem melhor sua renda para sua população.

Giddens (2005) cita o exemplo de mulheres inglesas e os homens ingleses, onde a mulheres vivem mais, porém está sujeito a contagiar mais doenças.

Em um certo ponto de vista, a sociologia e a relação da saúde se complementam. Baseando nesses casos citados acima, podemos perceber se uma renda do país fosse melhor administrada, melhor distribuída, a questão de classes sociais, saúde, e sociedade estariam em alinhamento e não sofreria tanto.

Referencias

GIDDENS, A. Sociologia do corpo: saúde, doença e envelhecimento. In: Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (307.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com