TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Ética

Por:   •  6/9/2016  •  Dissertação  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

1). O​ ​que​ ​significa​ ​o​ ​“finalismo”​ ​na​ ​ética​ ​aristotélica?

Para Aristóteles, toda ação que é tomada pelo homem precisa ter definido o que se deseja alcançar; o que é almejado; qual o objetivo e qual a finalidade daquelas ações.

Considera que em toda sua ação o homem visa alcançar um bem.

Porém, existe uma hierarquia dos bens e alguns são apenas suporte para que o bem maior, o bem mais fundamental, capaz de sintetizar todos os demais seja alcançado.

 Para Aristóteles o “bem dos bens” capaz de condicionar todos os outros é a Felicidade.

2). ​ ​Quais​ ​as​ ​diferenças​ ​entre​ ​a​ ​ética​ ​aristotélica​ ​e​ ​a​ ​ética​ ​platônica? ​ ​aponte ao​ menos​ ​3​ ​diferenças.

-Platão tinha uma ética transcendente onde todas as causas eram superior e exterior e o maior objetivo era o de alcançar o sumo bem com desprezo pelos prazeres do corpo e também pelos bens materiais. Que tivesse dedicação pelas virtudes que eram da alma humana e que havia necessidade de se mante uma justa proporção entre os elementos que estão no seu próprio ser.

Em Aristóteles tudo tem em si o princípio e o fim. Com isso, apresenta toda uma ética finalista baseada no empirismo em oposição a ética transcendente de seu mestre Platão. Tanto a política quanto a ética estavam no saber prático que permitia ser comparado com o saber teórico. Assim, seria possível que dependendo da situação seria possível definir a melhor forma de agir, acondicionando as ações ao objetivo principal ao bem maior que é o de ter a felicidade.

-Platão buscava a essência das ideias de felicidade e de uma ideia de bem sem criar qualquer relação com a prática. A felicidade como atividade da alma que se realiza de acordo com a perfeita virtude.

 Aristóteles concebe a noção de felicidade na busca de uma vida feliz que é o bem agir tanto na escala humana como na virtude. Capaz de propiciar uma vida plena de realizações no pessoal como na sociedade.

-Platão concebe que não há conhecimento a ser desenvolvido com aprendizagem. Já que temos todas a ideias registradas em nossas mentes ao nascer, que foram obtidas no mundo inteligível que passamos antes do nosso nascimento.

O mundo que vivemos Platão reconhece como mundo sensível e para que possamos fazer uso dessas ideias que obtivemos no mundo inteligível, basta apenas que nos relembremos dessas ideias.

Diferente de Platão, Aristóteles reconhece que as ideias são alcançadas através da experiência, na realidade do cotidiano,

As experiências são diferentes para cada indivíduo e da mesma forma as assimilações.

Para Aristóteles há um único mundo que é sensível e também inteligível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com