TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundação Hospitalar de hematologia e hemoterapia do Amazonas

Por:   •  15/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

     FUCAPI - Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica

RELATÓRIO DE VISTA TÉCNICA

[pic 1]


FUCAPI - Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica

AMADEU BEZERRA SOARE JUNIOR

ANDERSON LUIZ DE SOUSA OLIVEIRA

JOÃO MAGALHÃES FERNANDES

EMANUEL GOMES FERREIRA

JOHN ANDERSON RÉGIS SOUSA

DENIS OLIVEIRA DE SOUSA.

RAMON PEREIRA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................4
  2. RESUMO.....................................................................................5
  3. OBJETIVO..................................................................................6
  4. DESENVOLVIMENTO..............................................................7
  5. CONCLUSÃO.............................................................................9
  6. FOTOS........................................................................................10
  7. REFERÊNCIAS..........................................................................16

1. INTRODUÇÃO

Fundação Hospitalar de hematologia e hemoterapia do Amazonas, situado à Av. Constantino Nery, 4397 Chapada – Manaus-Am.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) é a instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Amazonas, responsável pelos processos de captação, coleta, tratamento e distribuição de sangue. Atua na capital e nas  unidade de Coleta e Transfusão no interior. Integra a rede nacional de hemocentros e segue as diretrizes do Programa Nacional do Sangue e Hemo derivados (Pró-Sangue) do Ministério da Saúde.

Esse relatório descreve o acompanhamento do funcionamento e aplicação do sistema de refrigeração usado para climatizar compartimentos e alas do HEMOAM.


2. RESUMO

Visitas técnica para compreensão de funcionamento de um equipamento de Refrigeração “CHILLER” na Fundação Hospitalar de hematologia e hemoterapia do Amazonas, sendo encaminhado pela Instituição de ensino FUCAPI e acompanhado pelo Instrutor do curso de climatização e refrigeração Rodrigo Araújo.


3.  OBJETIVO

Absorver o máximo de conhecimento do princípio de funcionamento do Refrigerador “CHILLER” para futuramente aplicar em meu cotidiano.

Este projeto de pesquisa visa o estudo do sistema de climatização através de centrais de água gelada em um, bem como o seu funcionamento e implantação.

Comparando o sistema de climatização alimentado por uma CAG ainda é considerados por muito um sistema caro que gera muitas duvidas quanto instalações necessárias para a sua implantaç


4. DESENVOLVIMENTO

A visita técnica para o curso de Refrigeração e climatização aconteceu              na Fundação Hospitalar de hematologia e hemoterapia do Amazonas, dia 24/10/2017 de 14:00 às 18:00 horas através da iniciativa da Instituição de    ensino FUCAPI.

Ao chegar no HEMOAM o responsável pela nossa visita, mostrou os projetos arquitetônicos    de cada andar, um por um, como foram instalado os erro que foram cometido, por onde passava cada duto tipos de isolamento que foi usado e a capacidade de cada máquina.

Foi passado um vídeo   contando um pouca da história do HEMOAM,  como eles tratam seu pacientes ,  os cuidados que tem com cada paciente ,   a temperatura  que tem que ser mantido  nos leitos onde fica os mais debilitados , e o amor que tem por suas profissões   exercidas  na unidade.

Logo após ,  nos  deslocamos para a unidade condensadora  que fica localizada  em uma área   em cima da unidade,    e assim    descendo  andar por andar ,   vendo suas salas de máquinas,  e cada um com sua temperatura  regulada pra cada ambiente.

No Brasil está aumentando a quantidade de hospitais e clínicas que   adotam o que prescreve a norma ABNT NBR-7256, que há três anos passou por uma revisão rigorosa. Ela indica parâmetros de projeto para cada ambiente hospitalar, divididos em críticos, semicríticos e não críticos, bem com formas de avaliar o controle de temperatura, umidade relativa e contaminação. Para atender ao prescrito pela NBR 7256 são necessárias medições e ações de dispositivos que controlem a mínima variação das condições ambientais. Sensores precisos de medição de vazão de ar e inversores de frequência tornam-se essenciais em sistemas com alto grau de filtragem, onde a perda de pressão é significativa ao longo dos filtros e dutos. No aquecimento são importantes os variadores de potência. No resfriamento por água gelada é essencial o uso de válvulas de controle e balanceamento do sistema.

A manutenção tem de ser rigorosa nos hospitais e clínicas. A limpeza do ambiente para evitar o surgimento de bactérias e a troca regular de filtros do sistema de condicionamento de ar, conforma data estipulada pelo fabricante, são fatores cruciais para a boa conservação dos aparelhos e das condições ambientais.

NBR7256 >Tratamento de ar de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde ( EAS ) Requisitos para Projeto e execução;

O primeiro conjunto de regras voltado para garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados foi a Portaria 3.523/98, do Ministério da Saúde, que estabelece uma rotina de procedimentos de limpeza em sistemas de refrigeração de grande porte. A orientação é para que empresas e condomínios contratem técnicos ou um estabelecimento especializado para realizar limpezas periódicas.


5. CONCLUSÃO

Durante a visita técnica foi possível desenvolver e assimilar com facilidades os princípios teóricos e práticos, sendo fundamental a importância da visita para contribuir na minha formação profissional.

Agora sou um estudante dotados de conhecimento básicos sobre o sistema de refrigeração “CHILLER” primordiais para área de refrigeração.

O aperfeiçoamento e conhecimento que adquiri nessa visita, servirão tão somente para minha formação profissional como também como mero exemplo para busca da educação para obter sucesso profissional e pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (729.8 Kb)   docx (584.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com