TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GERAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  16/5/2021  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

ENERGIA: GERAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas tem surgido uma série de inovações em várias áreas na atualidade. As inovações no campo de energia não têm ficado de fora, pois se trata de um assunto muito conhecido. A tecnologia de geração de energia serve justamente para trazer mais o uso de fontes renováveis. Ou seja, além da busca por eficiência, busca-se também alternativas mais limpas e aliadas com a sustentabilidade.

A energia pode ser dividida em dois tipos: energia renovável e energia não renovável. Energia renovável ou energia limpa é a energia que se renova naturalmente no meio ambiente, podemos citar a energia produzida nos seguintes aspectos: vento, sol, água (para energia hidrelétrica e maremotriz), biomassa, geotérmica. Essas energias não são produzidas por humanos, mas pela própria Terra.

O Brasil utiliza várias fontes de energia renováveis, essas fontes de energia referem-se àqueles recursos naturais que não se esgotam, ou seja, que se renovarão naturalmente com o tempo. As energias renováveis são consideradas energias limpas porque não poluem o meio ambiente e têm pouco impacto sobre o meio ambiente. Em alguns casos, esses efeitos são pequenos como a energia produzida em hidroelétrica, e em outros casos, como na produção de energia solar e eólica, não há impacto no meio ambiente.

Alguns recursos são permanentes, como o vento ou a luz solar, enquanto outros podem se esgotar, dependendo de como são usados no dia a dia, como a água. Energia eólica: é produzida pela ação do vento. A força do vento aciona a turbina de um gerador, que por sua vez converte energia mecânica em energia elétrica. Energia solar: é produzida a partir da captação dos raios solares, por meio de painéis fotovoltaicos, que convertem calor em eletricidade, e painéis térmicos, que utilizam a energia solar para aquecer a água. Energia hidrelétrica: é produzida pela força da água do rio, que movimenta turbinas para gerar eletricidade. É comum em áreas com rica hidrologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com