TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.621 Palavras (15 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

JORGE AUGUSTO COUTINHO DA SILVA – RA 1991846

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR PIM IV

GESTÃO AMBIENTAL

KURYALA TURISMO

LONDRINA – PR

2021

JORGE AUGUSTO COUTINHO DA SILVA – RA 1991846

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR PIM VI

GESTÃO AMBIENTAL

KURYALA TURISMO

Trabalho de desenvolvimento e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Fundamentos de Ecologia: ecossistema e biodiversidade; dinâmica das Relações Interpessoais; Química Ambiental., realizado por pesquisa referente a empresa KURYALA TURISMO. Apresento a Universidade Paulista (UNIP) na realização do projeto integrado multidisciplinar (PIM VI).

LONDRINA – PR

2021

        

RESUMO

Projeto Integrado Multidisciplinar IV do curso superior tecnólogo em Gestão Ambiental aborda o levantamento de informações da empresa denominada Kuryala Turismo que atua no ramo de hotelaria e relaciona dados relevantes para sua constituição, história, ramo de atividade, características administrativas, tecnológicas utilizadas, forma de comunicação e a administração de seus recursos, tudo em comparação as disciplinas estudadas que são Fundamentos da Ecologia: Ecossistemas e Biodiversidade, Dinâmica das Relações Interpessoais e também Química Ambiental. Onde Apresento todos os dados e questionários respondidos por entrevistados analisando cada tarefa e técnica aplicada, visando a questão da salubridade e cuidados com o meio ambiente, conscientizando-os em um momento de discutição o quão importante é a preservação do ecossistema que os cerca e a preservação do mesmo, me dando conta de que a proprietária da empresa cuida muito bem desta questão, trabalhando com muito dialogo e comunicação dentro da empresa.

Palavra-chave: Relação, Comunicação, Química, Ecologia Industrial.

ABSTRACT

 Integrated Multidisciplinary Project IV of the Technological Superior course in Environmental Management deals with the information gathering of the company called Kuryala Turismo, which operates in the hospitality sector and relates data relevant to its constitution, history, branch of activity, administrative characteristics, technological uses, form of communication and the administration of its resources, all in comparison to the disciplines studied in the second semester of 2018, which are Basics of Ecology: Ecosystems and Biodiversity, Dynamics of Interpersonal

 Relations and also Environmental Chemistry. Where I present all the data and questionnaires answered by interviewees analyzing each task and applied technique, aiming at the issue of health and care with the environment, making them aware in a moment of discussion how important is the preservation of the ecosystem that surrounds them and the preservation of the same, realizing that the owner of the company takes very good care of this issue, working with a lot of dialogue and communication within the company.

Keywords: Relationship, Communication, Chemistry, Industrial Ecology.

Sumário

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................6 FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA: ECOSSISTEMA E BIODIVERSIDADE........8 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS..............................................10

FEEDBACK ......................................................................................................13

QUÍMICA AMBIENTAL.....................................................................................14

IMPACTOS DAS ATIVIDADES HUMANAS......................................................15

CONCLUSÃO ...................................................................................................16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................17

1. INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura administrativa da pousada KURYALA Turismo, baseando-me nas disciplinas por mim estudadas neste semestre do curso, para demonstrar o grau de aproveitamento que obtive, e ao mesmo tempo, ampliei meu conhecimento através da pesquisa.

A empresa estudada é a pousada KURYALA Turismo, empresa de turismo que tem por conceito, “Em meio à mata que margeia o Rio Araguaia, em frente à Ilha do Bananal no estado do Mato Grosso, está nossa Pousada. Construída sobre palafitas, nossa estrutura é perfeita para quem busca a paz, conforto e o contato com a natureza. A nossa missão é tornar cada vez mais preservada a região, e transformá-la referencia. Nossa equipe de funcionários passa por treinamento constante e o principal foco é a preservação e valorização dos nossos rios e toda a fauna. A pesca esportiva tem como princípio a devolução do peixe à água, onde normalmente é fotografado e pesado, não matamos o peixe, independentemente de estar dentro ou não das medidas estabelecidas pela legislação.”. A qual sua proprietária é conhecida minha.

Os dados obtidos foram coletados na empresa, no momento em que pude ter uma conversa com a proprietária da mesma e alguns de seus funcionários. A empresa foi escolhida em virtude do conhecimento e da grande movimentação tanto humana quanto financeira no município onde se localiza.

Trabalhei neste projeto os conceitos de cada assunto abordado pelas disciplinas e técnicas aplicadas para cada função dentro da empresa estudada, em virtude desta pesquisa posso dizer que foi interessante estudar Fundamentos da Ecologia: Ecossistemas e Biodiversidade, onde cito conceito, aplicação e área de estudo, comparando as tarefas e aplicações dentro da empresa citando cada questionamento e resposta de entrevistados, verificando se tudo ocorre bem, sabendo que com esse estudo entramos no tema ecologia industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com