TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA SEGURANÇA PRIVADA

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PRIVADA

RELATÓRIO PIM II

SÃO PAULO / 2020

Nº.

NOME

RA

01

RODOLFO SOARES DA SILVA

2046342

02

 

 

03

 

 

04

 

 

05

 

 

06

 

 

O trabalho apresentado neste PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II, tem como propósito a análise da teoria e prática estudadas no segundo bimestre, ou seja, economia e mercado, matemática aplicada e recursos materiais e patrimoniais.

A empresa escolhida foi a Telhanorte, uma rede varejista atuante no ramo de materiais de construção e que pertence ao grupo francês Saint Gobain, com 46 lojas e presença sólida no cenário de homecenter nacional, levando em consideração os principais processos gerenciais referentes a economia e mercado, matemática aplicada e recursos materiais e patrimoniais utilizados na companhia.

O relatório foi desenvolvido após análise e reflexão do conteúdo para agregar o conhecimento técnico e teórico das disciplinas associadas à prática empresarial.


INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como finalidade a abordagem de temas econômicos e gerenciais da empresa objeto do estudo, bem como do segmento ao qual está inserida, o varejista. Analisando as disciplinas estudadas no bimestre em curso, aproveitando a obtenção do conhecimento adquirido durante a pesquisa.  

Foi analisada a Telhanorte que pertence ao grupo francês Saint Gobain e integra a divisão de distribuição da marca no Brasil.  

Discorrendo sobre assuntos como economia e mercado, onde percebe-se a saúde financeira da empresa e os fatores que podem influenciar no lucro ou prejuízo, sendo estes internos ou externos. Os fundamentos da matemática aplicada permitem a mensuração de ganhos, controle de perdas e definição de metas a serem atingidas também foi abordado.  

Na matéria de recursos patrimoniais e materiais abordamos, planejamento e controle de estoque para alcançar a economia de recursos diminuindo o desperdício e proporcionando uma produção compatível com a demanda.


  1. ECONOMIA E MERCADO

De acordo com Manzalli e Ditticio apud Wessels (2018), a economia é o estudo que os indivíduos utilizam na falta de recurso, auxiliando nas decisões por meio dos preços. A economia de mercado é a movimentação das produções de uma ou mais empresas, onde produtos são fabricados ou serviços prestados são trocados livremente entre pessoas da mesma região ou país, utilizando para tal transação a moeda.

É importante que ao construir uma empresa o empreendedor, tenha conhecimento nos fundamentos básicos da economia e suas interações com o mercado, bem como uma visão ajustada para a oferta de seus produtos ou serviços, de sua demanda, inflação, processo de precificação, custos, receitas, tributação, entre outros.

A economia de modo geral é influenciada pela política praticada no momento, nos fatores culturais e a forma de produção de bens e serviços para a obtenção de resultados positivos ao final do processo empreendedor.

A Telhanorte, assim como todo o restante do país, passa por um momento delicado em meio à crise do corona vírus, enfrentada atualmente e teve que inovar seus canais de vendas para se manter forte no segmento.

Para apoiar as recomendações de distanciamento social, a empresa reviu suas políticas de entrega em domicílio, reduzindo o tempo e o custo do frete. A tecnologia, foi essencial para que a empresa pudesse oferecer os novos serviços. A empresa também tem trabalhado com vendas no modelo drive-thru e lojas itinerantes, que oferecem itens de reparo e urgência. O cliente pode agendar para que a loja vá até seu bairro ou condomínio e pode, inclusive, pegar ferramentas emprestadas para fazer os reparos que necessita em casa. Os produtos considerados essencialmente emergenciais são vendidos a preço de custo, sem qualquer margem de lucro.


2. MATEMÁTICA APLICADA

 A matemática existe a milhares de anos e foi evoluindo de acordo com a necessidade do homem, no passado não se usava o dinheiro, mas no início das primeiras formas de compra e venda, era trocando produto por produto ou serviço. Contudo a necessidade do homem criou as fórmulas matemáticas.

Com a matemática é possível administrar recebimento e expedição, apuração de valores de todas as ordens, calcular percentuais, sejam esses de margem de lucro, descontos, etc. Atualmente a matemática está presente em todos os sistemas ERP’s ou CRM’s da organização.  

Um exemplo de utilização da matemática no grupo Saint Gobain, percebemos quando uma venda é realizada no PDV de alguma loja, após sua conclusão, o sistema do caixa que é integrado ao gerenciamento do estoque do centro de distribuição, subtrai automaticamente o determinado produto do estoque disponível contribuindo assim para a acuracidade do estoque e para evitar futuras rupturas. Esse mesmo sistema permite a contabilização da soma de todas as vendas realizadas, contemplando uma posição do movimento de caixa do período que o gestor quiser visualizar. Através da matemática o gestor tomará as decisões para implementar melhorias seja nas vendas, gerenciamento de estoque, definição de metas ou projeções.


3. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

De acordo com Espuny (2019), a área de administração necessita que o gestor tenha uma visão sistêmica, ou seja, que visualiza a organização como um todo, com o objetivo de minimizar erros que gerem gastos excessivos e desnecessários. Onde ressalta pontos a serem observados, como administrar materiais e patrimônio deve ser uma tarefa continua, com conhecimento especifico; utilizar o planejamento com o objetivo de minimizar problemas nos pilares da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com