TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR

Por:   •  12/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.408 Palavras (10 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO – UEMANET

CURSO DE FILOSOFIA

DISCIPLINA: GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR

PROFESSORES: Adelson Cheibel Simões

MARIZA NOGUEIRA MARTINS

(Nota 2) Atividade - Relatório - Atividades de um Gestor(a) Educacional

FORTALEZA DOS NOGUEIRAS-MA

2022

MARIZA NOGUEIRA MARTINS

(Nota 2) Atividade - Relatório - Atividades de um Gestor (a) educacional

Atividade apresenta como requisito para a nota das disciplinas: Gestão da Educacional e Escolar, no curso de licenciatura em filosofia na Universidade Estadual do Maranhão UEMANET.DANIEL MATOS TUTOR A DISTÂNCIA VERA LÚCIA TUTOR PRESENCIAL

        

        

FORTALEZA DOS NOGUEIRAS-MA

2022

Relatório - Atividades de um Gestor (a) Educacional

É um princípio consagrado pela Constituição Federal de 1988 e reafirmado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, e abrange três dimensões pedagógicas, administrativa e financeira. A gestão democrática é um princípio essencial para a (re) elaboração do PP pois, à partir dela, a totalidade das ações da escola são definidas por toda a comunidade escolar. O grande desafio é: como impulsionar a participação da comunidade nas discussões e tomadas de decisões para que ela se torne corresponsável pelos objetivos da escola em função do aprendizado dos estudantes? Acreditando que é justamente por meio dessa participação que as relações entre escola e comunidade se estreitam, Libâneo (2013), afirma:

(...) a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisão e no funcionamento da organização escolar. A participação proporciona melhor conhecimento dos objetivos e das metas da escola, de sua estrutura organizacional e de sua dinâmica, de suas relações com a comunidade, e propicia um clima de trabalho favorável a maior aproximação entre professores, alunos e pais. (LIBÂNEO, 2013, p.89)

A participação da comunidade no ambiente escolar é extremamente necessária. Para que a comunidade participe de forma efetiva, é preciso que os diretores escolares entendam a real importância desta participação; entendendo que se trata da participação crítica na (re) elaboração do Projeto Pedagógico e também, na gestão deste projeto (PP), permitindo que ele seja exequível e, assegurando espaços e horários para interação dos representantes dos diferentes segmentos comseus pares e com outros, através de reuniões e assembleias que possibilitem a discussão e a troca de ideias sobre as oportunidades e necessidades da escola, de maneira que a comunidade seja ouvida, como parte indispensável dos processos de tomada de decisão no âmbito escolar.

A gestão educacional é uma das instâncias que compõe a gestão governamental, e atualmente vem ganhando destaque na pauta das discussões no âmbito nacional e internacional. Esse fenômeno se explica pela compreensão de que a educação é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento de um país. Deste modo, o tema tem despertado interesse de estudiosos, como também tem crescido a oferta de cursos de formação relacionados a esse campo.

Conforme a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, a educação é um direito social assegurado a todos os brasileiros. Além disso, a Constituição também define a educação como “dever do Estado e da família, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”.

        Assim, será apresentada a identificação da escola com dados de funcionamento, um pequeno histórico que contempla os aspectos da localidade passando – se pelas questões pedagógicas e pela organização administrativa, traz o diagnóstico da comunidade e realidade escolar; apresenta a fundamentação teórica que orienta o currículo e, consequentemente os planejamentos e a prática docente.

A Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra, foi fundada em 29 de março de 1985 na administração do prefeito Heliodoro Sousa através do convênio MEC- Prefeitura Municipal de Balsas, contando na época com apenas 04 salas de aula. Ampliada no dia 22 de março de 1996 com o acréscimo de 10(dez) salas de aulas, no segundo mandato do prefeito Heliodoro Sousa. Recebeu esse nome em homenagem ao educador Padre Ângelo de Lassalandra, por muito ter colaborado com a educação de nosso município. Atende às comunidades do bairro Catumbi, bairros adjacentes e alguns alunos da zona rural. A escola funciona em prédio próprio, atendendo atualmente 1.109 alunos na faixa etária de 06 a 55 anos.

A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, oferecendo as seguintes modalidades: Ensino fundamental inicial, Ensino fundamental final, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. A maior procura por vagas concentra-se no turno matutino, período no qual não consegue atender toda a demanda. No turno vespertino lota mais atende a comunidade, no noturno há uma menor procura por vagas, porém uma ótima aceitação da comunidade.

Os desafios educacionais a serem vencidos pela escola são muitos, na busca de oferecer uma educação de qualidade, que torne o aluno autônomo e ciente de que seu papel como elemento essencial de transformação na sociedade em que vive.A equipe escolar tem buscado alternativas a cada dia para vencer esses desafios e juntos construirmos a escola que sonhamos. A comunidade é composta em média por 70 famílias das quais uma parte é formada essencialmente por agricultores familiares e outra de trabalhadores que exercem a função empregatícia nas fazendas produtoras de soja circunvizinhas ao povoado. O sistema de abastecimento de água é fornecido pelo riacho Gado Bravo e poços cacimbão. As residências dispõem de energia elétrica, são na sua maioria construídas com adobe e tijolos e coberta com telhas, e o lixo é queimado. No aspecto religioso está dividido em 2 grupos, católicos e evangélicos. A maior parte das famílias possui veículo para se deslocarem quando necessário. A equipe escolar tem buscado alternativas a cada dia para vencer esses desafios e juntos construirmos a escola que sonhamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com