TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO E TECNOLOGIA

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.904 Palavras (16 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO-FSDB[pic 1]

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL                                                                                                    

[pic 2]

GLOBALIZAÇÃO E TECNOLOGIA

MANAUS/AM

2017

                                                                                                             

CELESTE QUEIROZ MOUSINHO

IDERLANE SILVA LIMA

ILONA PSZCZOLKOWSKA

JEAN MARCELO ARAUJO

MARIA ENEIDA ROSAS BARRETO

NATHIELY DA COSTA BELFORT

GLOBALIZAÇÃO E TECNOLOGIA

[pic 3]

MANAUS/AM

2017

SUMÁRIO

            Introdução

  1. Globalização
  1. Comunicação
  2. Tecnologia - qualidade de vida
  3. Trabalho - um mundo capitalista
  1. Ética na globalização e os desafios
  1. A ética de responsabilidade na sociedade tecnológica
  1. A lei na era digital no Brasil

           Conclusão

           Referências

INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho vamos abordar sobre a globalização com relação à tecnologia.  A globalização é um processo de relações culturais que se expande cada vez mais pelo mundo através dos avanços da tecnologia e das transações comerciais. Há uma relação intrínseca e dependente com a tecnologia, sendo a única forma de conectar-se mesmo em distâncias longas. Seus avanços são cada vez mais importantes, pois é um setor que torna as relações sociais, a convivência e a comercialização mais prática e segura. Contudo tomou forma distinta com a transformação da tecnologia, permitindo que cada vez mais se tornasse possível um maior contato com a qualidade agregada em diversas áreas do mundo. A tecnologia apareceu principalmente na era industrial, com novos meios de produção e possibilitando que se tornasse em grande escala, em menor espaço de tempo, no intuito de adquirir lucro e diminuir custos. Tornando assim, pontos positivos na evolução na forma de produzir e agregar qualidade no produto final, principalmente na produção em massa e intermitente. Já os pontos negativos se dão através da economia, pois as indústrias preferem investir muito mais em tecnologia do que em mão de obra qualificada, causando um alto índice de desemprego.

O objetivo desse trabalho é analisar o fenômeno da globalização, levantando as vantagens e desvantagens desse processo, bem como abordar a relação entre ela e a tecnologia. Pois é uma abordagem cientifica sobre os instrumentos que ser humano utilizar para transformar a natureza, é fruto de opções histórico – politico que o homem faz,  visando a manutenção de seu espaço de poder .  

  1. A globalização

A globalização é um dos processos da integração socialeconômicapolítica e cultural. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum e, que consequentemente, tornou o mundo interligado. O nosso planeta transformou-se em uma Aldeia Global, onde o avanço tecnológico e a telecomunicação, permitindo um intercâmbio global mais rápido, aproximam as pessoas e as nações uma das outras. O termo aldeia faz referência a algo familiar, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete a ideia de que a integração mundial no meio técnico- informacional tornou o planeta metaforicamente menor. E por isso, o futuro da humanidade é visto justamente nessa relação sem fronteiras com acesso livre aos bens para todos. Na prática, a globalização é considerada como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte. Podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações sócio espaciais em escala mundial.

A globalização tem longa história, escrita por várias fases. Nos séculos XV – XVI, o capitalismo expandiu-se por todo o mundo, integrando o sistema único de produção e consumo de mercadorias. No século XVIII, através da Revolução Industrial, que permitiu maior produção de mercadorias sem necessidade de grande numero de trabalhadores, o capitalismo entrou em nova fase de desenvolvimento da tecnologia. Nos tempos atuais, o capitalismo revela-se no domínio completo das economias multinacionais e transnacionais. Essa internacionalização da economia mundial influencia o estilo de vida, gerando novos desafios e desigualdades sócias.

A globalização está presente em todos os setores da sociedade, principalmente na comunicação, na tecnologia, no comércio internacional, no mercado de trabalho e na liberdade de movimentação, com diferente intensidade, dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações no mundo. O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo desenvolvimento e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração entre as nações.  Podemos dizer, então, que o mundo encontra-se cada dia mais globalizado.  Devido isso, a principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.

  1. Comunicação

A comunicação é o marco principal da globalização. O acesso livre a informações, que torna o mundo “pequeno”, é significante na criação das relações internacionais sem saindo de casa. A globalização das comunicações aumenta a universalização do acesso os meios de comunicação. Graças ao barateamento dos aparelhos, principalmente celulares e a criação os programas de transmissão de imagem direta no espaço virtual as pessoas podem se comunicar sem atravessar as fronteiras físicas dos países. Também a inovação tecnológica, com aumento da qualidade cada vez mais avançada, favorece essa comunicação. Os meios de comunicação em massa, como televisão, radio e internet, tornaram-se grandes fontes de informação. Neste sentido, junto com a cultura de massa, veio uma democratização das informações na sociedade capitalista. O desenvolvimento no acesso à comunicação em massa, acionado pela globalização, colabora com a participação ativa de todos nas mudanças ocorridas em vários lugares do planeta.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com