TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geração e Recepção de Ondas Eletromagnéticas e a Tecnologia

Por:   •  12/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento – Geração e Recepção de Ondas Eletromagnéticas e a Tecnologia

Equipamentos emissores e receptores de ondas eletromagnéticas

“As radiações eletromagnéticas são formadas por ondas eletromagnéticas e se propagam através do vácuo e de alguns meios materiais. Diferentemente das ondas mecânicas, que provocam vibrações nos meios materiais, as ondas eletromagnéticas fazem vibrar os campos elétricos e magnéticos com mesma frequência, amplitude, comprimento de onda, direção de oscilação e propagação.”

C: essas são as definições básicas de ondas mecânicas e eletromagnéticas. As ondas mecânicas são todas aquelas que dependem de um meio para se propagar e surgem em consequência da deformação de um meio elástico. As ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo e em alguns meios, surgem em consequência de cargas elétricas oscilantes.

“Os diferentes tipos de radiação eletromagnética são apresentados em um espectro eletromagnético, que consiste na representação esquemática dessas radiações organizadas em ordem de frequência – decrescente.”

C: a ordem do espectro é: raios gama – raios x – ultravioleta – luz visível – infravermelho – ondas de rádio.

Rádio

“As ondas eletromagnéticas empregadas no uso de aparelhos de rádio apresentam diferentes frequências e comprimentos de ondas, podendo também ser utilizadas na telegrafia, nos radares, nos sistemas de navegação e na comunicação espacial.”

C: essas ondas são utilizadas, por exemplo, pelo controle de tráfego aéreo.

“A transmissão das ondas (sejam AM ou FM) é feita na parte alta de uma emissora onde localiza-se a antena, que capta os sinais elétricos e os transforma em ondas eletromagnéticas, que, por sua vez, chegam ao aparelho de rádio. Quando movimentamos o seu botão de sintonia, estamos variando a frequência de oscilação de um circuito interno, até que ele oscile em ressonância com as ondas de rádio emitidas pela estação escolhida. Os alto-falantes, em seguida, convertem o sinal elétrico em ondas mecânicas, ou seja, no som.”

C: por tratar-se de ondas eletromagnéticas, que são capazes de propagar-se no vácuo, essa transmissão acontece na velocidade da luz.

Televisores

“As primeiras TVs tinham resolução de imagem muito baixa e foram aperfeiçoadas principalmente após a Segunda Guerra Mundial, época em que as pesquisas tecnológicas dispunham de recursos e investimentos dos governos. No Brasil, os primeiros aparelhos de televisão e os primeiros estúdios de transmissão foram desenvolvidos por Assis Chateaubriand.”

C: a televisão é considerada uma evolução do rádio, já que além de som, também há imagens em movimento que são transmitidas baseadas na recepção de ondas eletromagnéticas.

“Nas TVs modernas, as imagens são formadas não por eletricidade estática na tela, mas por pequenos pontos luminosos chamados pixels, que são compostos por minúsculas lâmpadas de LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz, em português) nas cores verde, vermelho e azul. Sendo as microlâmpadas tão finas quanto um fio de cabelo, o aparelho de TV moderno tem pequena espessura quando comparado com os televisores de tubo. Sua tela de formato plano evita distorções e reflexos que prejudicam a imagem. Os pixels são ativados ponto a ponto, formando a imagem final, cuja resolução é muito maior que a das TVs de tubo.”

C: além da qualidade de imagem ser bem melhor, as tvs atuais também ocupam bem menos espaços que as antigas, já que o famoso tubo ocupava muito espaço.

Celulares

“Os aparelhos celulares são essencialmente rádios com mais funções associadas. Eles também funcionam recebendo e enviando ondas eletromagnéticas que, nesse caso, têm frequências maiores que as ondas de rádio comuns (enquanto os rádios transmitem entre 530 KHz e 300 MHz, os telefones celulares utilizam frequências na faixa de 300 MHz a 3 GHz). As radiações envolvidas no seu funcionamento, por terem maior frequência, transportam mais energia, o que significa, na prática, mais dados e mais informações. Isso permite que os celulares modernos sejam máquinas completas, podendo conectar-se à internet, fazer uso de inúmeros aplicativos com diversas funcionalidades e trocar todo tipo de dados, imagens e sons com outros aparelhos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com