TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  21/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: GESTÃO AMBIENTAL – UA 11

Aluno: Cezar Dornelas Teles        

Polo: Fatec – Mogi das Cruzes        Turma: Gestão Empresarial – 2ºSem                                                 

Apresente sua resposta para a questão neste mesmo arquivo

  1. Dentre os instrumentos de gestão ambiental existentes, dois deles merecem destaque: I - Instrumentos de Comando e Controle e II – Instrumentos Econômicos. É fundamental entendermos a gestão ambiental e a aplicação desses instrumentos como facilitadores do processo de gerenciamento das organizações e sua relação com o Estado, gerando benefícios não somente para o mundo corporativo, mas também para o meio ambiente. Com base neste cenário, redija um texto caracterizando a principal diferença entre cada categoria de instrumento (COMANDO E CONTROLE e ECONÔMICOS). Ao final, apresente a sua conclusão sobre qual deles seria mais eficaz, embasando sua resposta.

Instrumento de Comando e Controle

São os instrumentos que fixam regras, normas, procedimentos e padrões determinados para as atividades econômicas de modo que assegure o cumprimento dos objetivos da política ambiental em questão. O não cumprimento destas normas e regras podem acarretar em sanções tanto do lado penal quanto do lado administrativo e financeiro.

Existem quatro grupos de instrumentos de comando e controle, sendo eles: padrões, estudos de impacto ambiental, licenciamentos e zoneamento. Podemos usar como exemplo hoje em dia os procedimentos mais comuns do instrumento de comando e controle, que são as normas de controle da poluição atmosférica e da agua através de padrões já fixados.

Instrumentos Econômicos

Os instrumentos econômicos são frutos da ECO-92, que são modos que principalmente os governos devem promover para que seja adotado instrumentos econômicos como a iniciativa de proteção e integridade do sistema ambiental. Este tipo de instrumento pode envolver pagamentos, compensação ou concessão de benefícios fiscais para as empresas, deste modo é considerado uma alternativa muito eficiente em termos econômicos e ambientais, envolvendo as pessoas a utilizarem estes instrumentos além da legislação ambiental brasileira. Tem como objetivo principal incentivar a todos que ajudam a conservar ou produzir serviços ambientais e assim continuarem com essas práticas cada vez mais, assegurando uma melhor conservação e preservação do meio ambiente. Os instrumentos econômicos são baseados nos controles próprios do mercado, alterando assim os preços e custos, para que incentive os grandes poluidores a elaborar suas atividades em níveis ambientalmente adequáveis.

Existem quatro importantes grupos dentro dos instrumentos econômicos, sendo eles: as taxas, os subsídios, as Licenças negociáveis e os Depósitos reembolsáveis.

Na minha opinião o método mais eficaz são os Instrumentos econômicos, pelo fato de incentivar os grandes poluidores, com medidas ambientais corretas os mesmos conseguem reverter na economia de suas empresas, porque sabemos que atrás das empresas tem pessoas pensando cada vez mais na parte financeira e quando se dá oportunidades de as mesmas economizarem ou ganharem dinheiro com estes instrumentos acaba as incentivando. Deste modo todos ganham e acabam prejudicando menos o ecossistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com