TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  1/5/2019  •  Artigo  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

claudio luis duarte

saúde ambiental

Ação Humana e riscos à saúde humana

Trabalho apresentado ao Curso Tecnoloia em Gestão Ambiental para as disciplinas [Ecologia e Biodiversidade, Manejo de Unidades de Conservação, Recursos e Fontes de Energia, Educação Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental e Auditoria Ambiental].

Prof. Luciana Andréa Pires, Maurílio Cristiano, Batista Bergamo, Flávia Augusta Cloclet, Leliana Aparecida Casagrande, Luiz Jamile Ruthes Bernardes

Guapimirim - RJ

2019

Toda ação humana tem impacto sobre a natureza, positivo ou negativo. A intensidade e a natureza desse impacto são proporcionais à organização social e às atividades econômicas desenvolvidas pelo homem.

A abrangência do tema saúde ambiental na saúde pública do município de Teresópolis é extremamente vasta, incorporando em sua concepção graves como desastres naturais como enchentes, proliferação de vetores como insetos e roedores, condições de moradia e saneamento básico, desmatamento de área de preservação permanente entre outros vários fatores pertinentes à saúde ambiental.

Os novos riscos ambientais estabelecem conflitos de escala temporal e espacial antes jamais existentes.  Exclusão social e desigualdades entre regiões fazem com que muitos problemas ambientais atinjam de forma mais grave populações mais pobres e marginalizadas pelo processo de desenvolvimento.

Com o crescimento econômico e industrial, outra dificuldade em ascensão encontrada no município é a poluição química e seus impactos sobre a qualidade da água, ar, solo e alimentos. Isso é agravado com o aumento da urbanização.

Outro fator agravante é a contaminação das águas subterrâneas, pois, ocorrem de forma silenciosa e somente recentemente é que esse assunto torna-se preocupação dos gestores públicos e da sociedade.

As questões de saúde ambiental devem buscar prioritariamente ações de promoção e prevenção, realçando, desta forma, o controle dos riscos ambientais e a melhoria das condições do meio ambiente e da saúde das pessoas. Isso significa, ao mesmo tempo, um dilema e um desafio permanente da saúde pública. O complexo processo saúde/doença que culmina por levar determinada população à rede assistencial, seja ela pública ou privada, é revestido de inúmeros condicionantes “externos” que moldam o ambiente ao redor das pessoas.

Todos esses problemas, com os quais o setor da saúde esta acostumado a lidar, passaram a ser de extrema responsabilidade humana, devido ao mal uso de nos recursos naturais e seus descartes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com