TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  5/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

BRUNA DA SILVA MENDES - RA: 2056215

RELATÓRIO PIM IV –

BRF S.A. – Estudo Sobre Ciclo Industrial 

São Paulo

2020

Bruna da Silva Mendes

PIM IV –

BRF S.A. – Estudo Sobre Ciclo Industrial 

                                                                                 Projeto integral multidisciplinar IV,

                                                                                 pelo de curso superior

                                                                                 em gestão ambiental 2º semestre

                                                                           apresentado a Universidade

                                                                           Paulistana- UNIP EAD

                                                                           do Polo Ch. Santo Antônio.

                                                                                 

São Paulo

2020

RESUMO

No Brasil existiu uma expansão na exportação de carne, na escala mundial essa expansão continua pequena, porém são números que não podem ser ignorados quando se trata de novos problemas ambientais. Sendo essa uma área com impactos ambientais também ampliados veremos como uma das maiores empresa nacional de frigorifico reage ao desenvolvimento sustentável, cada vez mais cobrado pelos seus consumidores. Coleta e análise de dados da empresa BRF S.A., pesquisa sobre seu plano sustentabilidade, os resultados de projetos implantados, sua postura em relação aos colaboradores, qual ação usada para motivação organizacional, estudo a respeito da logística reversa e pontuar suas fraquezas e força.

Palavras-chaves: Ecologia Industrial, Clima Organizacional, Produção Mais Limpa e BRF S.A

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO5
  2. DESENVOLVIMENTO6
  1. Fundamentos de ecologia: ecossistema e biodiversidade 7
  2. Dinâmica das relações interpessoais8
  3. Química ambiental 9
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
  2. REFERÊNCIAS 12
  1. INTRODUÇÃO

A organização escolhida é BRF S.A.  Nascida em 2009 com a união da Sadia e Perdigão que por sua vez fundou-se em 1934 por duas famílias italiana no interior de Santa Catarina, os Brandalise e os Ponzoni. Já a Sadia surgiu em 1944 por Attilo Fontana em Concordia (SC). Deste então crescendo com aquisição e criação de mais marcas, mundialmente e nacionalmente. Com tantas marcas de peso analisaremos a indústria multinacional, porém, focada principalmente na qual gera resíduos mais trabalhoso a ser descartado, suínos e aves. Quais os projetos estabelecidos a longo prazo e a curto prazo? Existe planos mais ambiciosos para seus colaboradores? Planos finalizados com sucesso e os que fracassaram. Dados fornecidos pela empresa em seu site oficial, reportagem e artigos serão usados para esse estudo atingir seu objetivo, entender como uma empresa de porte grande gerencia seu impacto social e ambiental.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Ecologia e biodiversidade

Os sistemas industriais da empresa em questão podem até mesmo serem comparados com o ciclo biogeoquímico do fósforo. Se tornando disponível na meio ambiente após ação do processo de intemperismo (chuva, sol e vento) o fósforo comparando com produto da matéria-prima, os animais, só se tornam viáveis para distribuição após processo de parâmetros rígidos de consumo. Seguidamente o fosforo é utilizado pelos vegetais realizando a metabolização, aproveitados na forma de íons fosfato, assim como os produtos industrializados enfim consumidos pelos clientes. Finalizando o ciclo do fosforo, sua volta para o meio ambiente é marcada com as bactéria fosfolizante decompondo as matérias orgânica, apesar dessa etapa industrial da BRF termina com matéria inorgânica, não levando em consideração o desperdício da comida nas casas dos consumidores, as embalagem direcionadas ao ecopontos podem voltar para a cadeia de processo ou fechar o ciclo de maneira ecologicamente correta.  

O Conceito da Ecologia industrial traz uma visão diferenciada e integrada de todos os componentes do sistema industrial e suas relações com o ecossistema. A BRF formaliza várias declarações mostrando o compromisso com a prevenção e diminuição da poluição. Os resultados mostrados em 2011 foi a redução de 15% de resíduos, consequentemente economizando no processo industrial.

Os investimentos em projetos Green vãos das ações contra o desmatamento na Amazônia até os Programa de mudança climática BRF, sendo todos aplicado na Política de Meio Ambiente da empresa. Tornando-se membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, q por sua vez é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa (GEE )

  1. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

A pesquisa de clima organizacional permite uma inspeção dos pontos no qual a organização precisa melhorar internamente. O autor Chiavenato já dizia “Cada organização tem a sua cultura organizacional ou cultura corporativa. Para se conhecer uma organização, o primeiro passo é conhecer sua cultura.” (CHIAVENATO, 2009, p. 86). Mapeando o nivel de satisfação dos colaboradores primeiramente e depois um levantamento sobre as áreas de atuação que esse profissional está inserido. Descobrindo consequentimente os pontos fortes. A empresa não só faz a pesquisa de clima oganizacional com analisa os resultados em equipe propondo soluções. Os lideres dos times da BRF são democraticos colocandos seus liderados na decisões de empresa e dividindo tarefas, ou seja,  reuniões, questionarios e debates foram feitos pela BRF, sendo a forma mais utilizada pelas industria. Os feedbacks são frequente no ambiente de tabalho, verbalizando tudo que podem aperfeiçoar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com