TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  1/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.257 Palavras (22 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 22

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia

ANNA MARIA LIMA ROELES- 2291290

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

NATURA

         

ALEGRE-ES

2022

ANNA MARIA LIMA ROELES- 2291290

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

NATURA

Projeto integrado multidisciplinar IV apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Universidade Paulista Interativa- UNIP, como requisito para aprovação parcial.

Orientador: Thiago Davi

ALEGRE-ES

2022

RESUMO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar IV – PIM IV tem como objetivo englobar as disciplinas do bimestre do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Paulista, sendo elas: Fundamentos de Ecologia: ecossistema e biodiversidade, Dinâmica das Relações Interpessoais e Química Ambiental, realizando uma integração entre as disciplinas e aplicando conceitos aprendidos durante as aulas. A empresa a ser apresentada trata-se da Natura, apresenta seu capital aberto e trabalha no ramo de beleza e cosméticos, iniciada no ano de 1969 por Antônio Luiz Seabra, está presente em diversos países como Argentina, Chile, Colômbia, México e no Peru. Foram utilizadas para a elaboração desse projeto pesquisas no site oficial da empresa, sites, artigos e livro-texto das disciplinas abordadas. Foi possível avaliar a empresa utilizando o conceito de ecologia industrial, fazendo uma comparação de suas ações com os ciclos biogeoquímicos, assim como também ressaltado a importância da preservação do meio ambiente. Em relação a dinâmica das relações interpessoais, a gestão de pessoas é uma ferramenta importante para o bom funcionamento dos setores internos, a relação dos colaboradores com seus líderes devem ser a mais clara, que otimize trabalho e tempo. As empresas são responsabilizadas por seus impactos e resíduos gerados, dessa forma faz-se necessário o estudo aprofundado da entrada de matéria-prima e energia, verificar também se há concentrações de poluentes que excedam o limite permitido pela legislação, com esses dados será possível a criação de estratégias para o tratamento dos resíduos e projeto de Produção Mais Limpa. Conclui-se a importância do entendimento e aplicação dos conceitos aprendidos de uma forma eficiente, aliando economia e marketing de uma forma mais sustentável, além dos temas mencionados, foram incluídas sugestões de melhoria no quesito da adoção de novas tecnologias para controle de poluição, aumento do uso de energias renováveis e adoção de marketing no pós-consumo.

Palavras-chave: Gestão ambiental. Meio ambiente. Natura. Sustentabilidade

Sumário

1.        Introdução        6

2.        Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade        6

2.1 Ecologia Industrial da Empresa e a Importância das Ações de Preservação Ambiental        7

2.2 Fluxo de energia        11

3.        Dinâmica Das Relações Interpessoais        12

3.1 Teoria Motivacional        13

3.2 Liderança        14

3.3 Pesquisa De Clima Organizacional        15

4.        Química Ambiental        16

4.1 Entrada De Matérias-Primas, Energia e Impactos Ambientais Causados        16

4.2 Sistema de final e tubo e produção mais limpa        17

5.        Natura x Sustentabilidade        18

6.        Gestão Ambiental        19

7.        Conclusão        19

8.        Referências Bibliográficas        21

Lista de figuras

Figura 1- Interações ecológicas ..................................................... 7

Figura 2-Ecologia Industrial ........................................................ 9

Figura 3- Banner de projeto Natura Floresta em pé ...................11

Figura 4- Dinâmica das relações................................................ 12

Figura 5-Tipos de liderança ....................................................... 14

  1. Introdução

As empresas nos dias atuais buscam cada vez mais alinhar o seu desenvolvimento, planejamento com o meio ambiente, mas sabe-se que a estrutura organizacional também possui um importante papel para o sucesso almejado. Dessa forma, é necessário a contratação de profissionais qualificados e também cuidar das relações interpessoais, envolvendo todos os setores para juntos representarem a cultura da empresa, multiplicando saberes ecológicos, sendo conhecedores das práticas sustentáveis, procurar melhorias contínuas e solucionar problemas recorrentes. A Natura criou o slogan: O mundo é mais bonito com você, no qual busca reunir bem-estar, consciência, relações internas e externas com o meio em que se vive, sempre buscando inovação quando se trata de produtos, meio ambiente e relacionamento com colaboradores e clientes.

  1. Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade

Quando pensamos na natureza/ecologia, geralmente o que vem à mente é alguma coisa que está fora de nós, fora das sociedades, fora dos corpos humanos, fora da cidade, da indústria, ou fora do que seria a cultura. É algo externo, que está fora de, e, portanto, algo separado. Ecologia é uma ciência que abrange as relações entre seres vivos e o ambiente que o cerca. (FIGUEIREDO, 2019). A etimologia da palavra ecologia envolve a junção de duas palavras gregas, feitas pelo cientista alemão Richard Kilber, de “Ökologie”, que deriva de “oikos”, que significa casa, e “logos”, como logia, estudo, conhecimento. O “estudo da casa” é próximo da “administração da casa”, a “gestão da casa”, que é o nomos do oikos, a economia. O estudo da Ecologia tem por base cinco principais níveis de organização, sendo elas: Organismo- é entendido como sendo um ser vivo, podem ser vegetais, seres eucariontes ou procariontes, devem possuir as seguintes características: organização celular, a excitabilidade (que é a capacidade de reagir a estímulos físicos, químicos e mecânicos), o metabolismo e a reprodução. População- conjunto de organismos de uma mesma espécie, que convivem entre si em uma mesma área. Comunidade- agrupamento de populações encontradas em determinado ambiente/área. Ecossistema- entende-se como sendo o conjunto de comunidades de uma certa área e os fatores abióticos (luz, temperatura, umidade, água). Biosfera- corresponde a todos os seres vivos da Terra, abordando as relações dos mesmos entre si e com o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com