TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  19/4/2015  •  Artigo  •  5.388 Palavras (22 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 22

Faculdade Anhanguera[pic 1][pic 2]

Ronaldo Mathias de Oliveira

Faculdade Anhanguera de Bauru

ronaldo_mathias@yahoo.com.br

[pic 3]


RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO CANTEIRO DE OBRAS, VIABILIDADE NA UTILIZAÇÃO DO MOINHO DE RECICLAGEM.

RESUMO

O artigo discorre sobre o tema reciclagem dos resíduos da construção civil no canteiro de obras, atualmente com o intenso crescimento e industrialização que vem ocorrendo, os resíduos se tornaram um grave problema, porém a reciclagem surgiu como uma solução, especificamente no ramo da construção civil que atualmente utiliza 75% de recursos naturais, desta forma este trabalho tem o objetivo de identificar o motivo da geração de resíduos em um canteiro de obras e propor medidas que visam identificar, reduzir e sugerir alterações no processo para redução e/ou eliminação da geração de resíduos além dos benefícios que se pode ter com a reciclagem de resíduos sendo uma das condições para atingir o desenvolvimento sustentável, a reciclagem é uma das formas de redução do seu impacto ambiental, um dos maiores da sociedade.

Palavras-chave: resíduos; reciclagem; recursos naturais; viabilidade; impacto ambiental;

 

ABSTRACT

Currently, with the intense growth and industrialization that comes occurring, the residues if had become a serious problem, however the recycling appeared as a solution, specifically in the branch of the civil construction that currently uses 75% of natural resources, in such a way this work has the objective to identify the reason of the generation of residues in a seedbed of workmanships and to consider measured that they aim at to identify, to reduce and to suggest alterations in the process for reduction and/or elimination of the generation of residues beyond the benefits that if can have with the recycling of residues being of the conditions for reaching the sustainable development, the recycling is of the forms of reduction ofits ambient impact, one of the greaters of the society.

Keywords: impact; society; residues; industrialization;

 


  1. INTRODUÇÃO

                A construção civil e uma das atividades que se destaca na economia nacional, porem ela movimenta recursos naturais e financeiros, e se torna uma grande geradora de empregos diretos e indiretos, apesar de sua importância para a economia a construção acaba apresentando um ponto negativo o grande desperdício de matéria prima e a geração de entulho. Como pode se notar em meados dos anos de 1950, a natureza era vista apenas para servir o ser humano e não se tinha que se preocupar com a preservação ou manutenção, pois os recursos seriam inesgotáveis.

No decorrer dos anos vê que se não é bem assim, a natureza começou a apresentar sinais de fragilidade, e o homem começou a perceber a sua importância quanto ao desenvolvimento sustentável. A partir da década de 1970, começa a surgir uma consciência de preservação ambienta, e no final da década de 1980 inicio de 1990 que  o mundo começou a ver a real importância do meio ambiente.

Mostra se também que o modelo pouco industrializado utilizado pelo setor da construção civil e a falta de conscientização ambiental dos atores do setor levaram as práticas inadequadas do uso dos recursos naturais e da disposição dos resíduos, o que gerou um problema a ser administrado pelas cidades.

Existe uma máxima na construção civil, segundo a qual, na construção de cada três empreendimentos, um é desperdiçado, ou seja, 30% dos materiais viram entulho ou não são bem aproveitados. Em relação à quantidade de materiais, (SOUZA, 2005: 13) estima que em um metro quadrado de construção de um edifício são gastos em torno de uma tonelada de materiais, demandando grandes quantidades de cimento, areia, brita, etc Este trabalho não se propõe a discutir as razões, mais sim mostrar as soluções que podem ser adotadas na reciclagem destes materiais, principalmente para uso nos próprios canteiros de obra.

Já existem em algumas cidades, leis que proíbem o descarte de materiais provenientes da construção civil de maneira aleatória. Nestas cidades, a prefeitura dispõe de local e equipamento apropriado para fazer a reciclagem destes materiais.

Sendo de grande relevância as questões relacionadas à geração de resíduos e impactos ambientais este trabalho tem como objetivo identificar o motivo da geração de resíduos no canteiro de obras e sugerir alterações no processo e a reciclagem dos materiais sugerindo se a aquisição de um moinho de reciclagem capaz de reciclar os entulhos provenientes de tijolos, argamassas, concretos de varias formas, ou seja, materiais que geram grande volume e são descartados na maioria das vezes em bolsões de entulho, ou aleatório em alguns terrenos baldios ou aterros pela cidade, gerando assim vários problemas para o meio ambiente.

  1. RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A construção civil representa 14,5% do Produto Interno Bruto – PIB do Brasil, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2000). Estudos da Comissão da Indústria da Construção – CIC e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e IBGE, apontam que a construção é responsável por 70% de participação na formação bruta do capital fixo do país. Isto significa dizer que 70% é construção, ampliação e reforma de fábrica e prédio e o restante, 30% é investimento em equipamento (Ribeiro, 2002).

O Setor da construção apresenta índices de desperdício significativos. Franchi (1993), afirmam que o desenvolvimento tecnológico do setor é caracterizado pela utilização de processos tradicionais, e que as empresas, em sua maioria de pequeno porte, muitas vezes, sem recursos para investimentos, ficam isoladas em tecnologias, dificultando as mudanças nos procedimentos de construção utilizados. Ocorrendo em muitos casos, danificações de serviços já prontos e prejudicando a execução de serviços subseqüentes.  Estas interferências levam a baixa produtividade e a perdas de materiais.

Algumas conseqüências disso são as excessivas quantidades de resíduos gerados, ocasionando custo para remoção e transporte. Além da compra de uma quantidade maior de materiais para compensar as perdas na produção, gerando também custos extras com a mão de obra para demolição e correção do serviço.

Os desperdícios de materiais podem ser caracterizados pelos resíduos das obras e pelos materiais a elas incorporados por defeitos de execução ou na correção de serviços; argamassas com espessuras superiores à necessária recomendada no projeto. [Pinto (1989); Franchi  (1993); Souza (1997) et al.].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (429.8 Kb)   docx (862.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com