TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão De Pessoas

Ensaios: A Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Essa atividade é importante para desenvolver a habilidade do trabalho em equipe e o entendimento teórico-prático sobre as mudanças ocorridas dentro das organizações e os modelos de Gestão de Pessoas.

PASSOS

Passo 1

Reunir-se com sua equipe e definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais, para isso, pesquisar em livros na biblioteca da Faculdade

Gestão de Pessoas

“Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998)

Passo 2

Assistir atentamente ao trecho do filme Tempos Modernos (Modern Times), EUA 1936 Direção: Charles Chaplin, que trata do último filme mudo de Chaplin, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego. Ler também o contexto histórico do filme Tempos Modernos

Passo 3

Elaborar um relatório, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas, com no máximo, 2 páginas. Entregar ao professor da disciplina.

O Filme “Tempos Modernos” retrata a realidade da sociedade nos EUA nos anos 30 e focaliza a vida da sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. Uma época em que as classes eram bem definidas e extremas, classe operária e classe patronal. A mão de obra era extremamente exigida, o tempo era valorizado, operários observados e cobrados constantemente a ponto de desenvolverem certos distúrbios psíquicos que praticamente tornava o operário mais uma máquina da empresa, ou uma extensão desta, em um total desajuste social.

No filme, vemos um relógio ponto que demonstra o quanto valorizado é o tempo de trabalho do operário.

Uma época onde as greves, as manifestações trabalhistas eram severamente reprimidas pela polícia. O exemplo disso, percebemos as tantas trapalhadas em que Carlitos se envolveu e que hoje, não lhe causaria nenhuma punição.

Comparando a realidade dos anos 30 aos dias atuais, observamos grandes mudanças, muita evolução, mas não a ponto de não relacionarmos aquela realidade a nossa. Ainda é possível encontrarmos operários, vítimas de empresários gananciosos que ainda priorizam as estatísticas financeiras e os resultados numéricos. Mas em contrapartida, já é possível encontramos organizações com visões mais humanas, preocupadas com as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

O operário já pode almejar uma empresa melhor, uma colocação melhor. Claro, que também depende do trabalhador que deve sair da “zona de conforto”. Em 1930 eram praticamente impossíveis as oportunidades encontradas hoje, considerando que, como já citado, as classes eram bem definidas e extremas, operário produzia e o chefe mandava e enriquecia cada vez mais.

Hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com