TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Cadeia de Suprimentos FGV

Por:   •  15/5/2022  •  Resenha  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Ao tratar-se de 'cadeias de abastecimentos' e suas respectivas gestões, não existem segredos quanto aos desafios globais que o setor logístico enfrenta cotidianamente. Assim, mesmo em um mundo cada vez mais integrado, é possível visualizar "sinais" de interrupção dentro das cadeias de suprimentos nas mais diversas esferas, sejam elas públicas ou privadas. O congestionamento de portos, a disponibilidade de caminhoneiros e os problemas relacionados a equipamentos, produtos e demandas são alguns exemplos vigentes da administração da cadeia de suprimento, e que acarretam impacto econômico em maior ou menor grau.

Logo, de modo a alcançar uma compreensão íntegra a respeito da área, o ROL I propôs uma abordagem introdutória, histórica e conceitual da Logística e do Supply Chain Management. Inclusive tratando das diferenças das duas operações, ainda que, em síntese, ambas se complementem. Demonstra-se, para tanto, que há um enfoque especificamente operacional no campo logístico, enquanto o SCM se dedica a examinar a movimentação de produtos e fluxos de informação entre os elos da cadeia — tratando, portanto, do gerenciamento do negócio.

Como efeito, informações que às vezes passariam despercebidas, ou até equivocadas, para dirigentes de dentro e fora da área são esclarecidas. A origem da estratégia utilizada pelo setor também foi mencionada, ao passo que possui um importante papel para a compreensão geral do processo de planejamento, implementação e controle eficiente do armazenamento de produtos, dados e serviços a possíveis consumidores e fornecedores. Possui descendência, por conseguinte, nas movimentações e batedores de antigas tribos nômades, assim como advém do ramo da ciência militar, datado da Segunda Guerra Mundial, através da logística naval, de alimentos e de soldados.

Não apenas, a constante reinvenção de modelos de negócios e da própria indústria, com grandes operações multimodais, em um contexto moderno, fizeram com que a Logística e o SCM se moldassem e se reformulassem em uma nova área. Isso porque houve a necessidade de encarar uma integração dos processos de produção, estoque e transporte, que antes eram vistos como partes de um sistema independente. Com o surgimento do conceito logístico por trás dessas operações, e o subsequente crescimento da área, questões relacionadas à ética profissional também apareceram. Casos de corrupção social e corrupção governamental são adversidades temidas e que precisam ser combatidas no ramo logístico.

A aula também desmembrou as principais atividades exercidas na gestão da cadeia de suprimentos, à exemplo das primárias e de apoio, aprimorando a compreensão dos procedimentos técnicos — como a armazenagem, manuseio, embalagem, proteção, programação e obtenção de produtos e de informações referente a esses. Ainda, a inclusão do processamento de pedidos, do nível de serviço e de estoque durante a aula acrescentaram de maneira positiva o papel da missão logística dentro de uma empresa. Dessarte, o método de aprendizagem utilizado torna mais clarividente o desafio de equilibrar as expectativas de infraestrutura e de gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.

Por fim, a atenção dada à questão do trabalho colaborativo e a constante necessidade de investimentos dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com