TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  29/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão da Qualidade

        O modelo de gestão de qualidade da Capital Login está baseado no conjunto de normas ISO (International Organization for Standardization) 9000. A gestão da qualidade pode ser entendida como um conjunto de atividades da função gerencial que determinam a política de qualidade da empresa.

        

        A ISO 9000 é um conjunto de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações. Essas normas foram elaboradas através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas.

        

        A ISO 9000 é formada pelas seguintes normas:

  • IS0 9000 – Fundamentos e vocabulário
  • IS0 9001 – Requisitos
  • IS0 9004 – Diretrizes para melhorias de desempenho e determina a extensão da aplicação de cada um dos elementos do sistema de qualidade

        

Os requisitos exigidos pela norma ISO 9000 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores e numa melhoria dos processos internos que proporcionam maior organização e produtividade que podem ser identificados facilmente pelos clientes.

A certificação dos sistemas da qualidade das organizações é um meio de fornecer a garantia de que a organização certificada é capaz de fornecer produtos que atendam aos requisitos especificados.

A certificação do sistema de qualidade envolve somente a avaliação do sistema da qualidade de uma organização e não a certificação dos produtos da empresa.

O processo de certificação

        

        O processo de certificação de um sistema da qualidade requer que uma organização tenha que eficazmente implementar e operar um sistema de gestão de qualidade segundo a ISO 9001.

        

        O processo de cerificação da Capital Login se deu em várias etapas conforme descrito abaixo:

  • Definição dos recursos necessários
  • Constituição do comitê da qualidade
  • Conscientização e comprometimento da organização
  • Política de qualidade
  • Definição dos indicadores de desempenho
  • Identificação dos processos
  • Elaboração dos documentos e registro da qualidade
  • Treinamentos específicos
  • Desenvolvimento de um plano de ação para a melhoria e correção

A implementação da norma pela Capital Login ISO 9001:2000 contou com alguns elementos facilitadores como: comprometimento da alta administração, disponibilidade dos recursos adequados, participação efetiva dos colaboradores e o domínio dos sistemas pela equipe de implementação. Porém, alguns outros elementos dificultaram a implementação da norma, foram eles: o curto espaço de tempo para a implementação e obtenção de resultados satisfatórios e o grande número de projetos simultâneos a serem dado continuidade.

A certificação proporcionou algumas mudanças dentro da organização como, por exemplo: o estímulo à criatividade e o desenvolvimento de uma visão sistêmica.

        

A Capital Login teve alguns benefícios ao se certificar. Externamente, os principais benefícios foram de marketing, ressaltando a imagem de produtos com qualidade assegurada. Internamente a empresa passou a ter um controle maior sobre as operações e com isso a Capital Login pôde identificar e corrigir processos internos em que apresentava deficiência, melhorando assim, a eficiência e produtividade.

A política de qualidade

        A política de qualidade da Capital Login é baseada no desenvolvimento e integração de soluções de TI (Tecnologia da Informação) direcionadas ao atendimento das necessidades dos clientes e colaboradores, seguindo os princípios de promoção da melhoria contínua dos processos e capital humano com a conseqüente elevação do nível de qualidade dos produtos e serviços ofertados.

O comitê de qualidade

        O comitê de qualidade da Capital Login é formado pelo diretor de operações, diretor de marketing e capital humano, diretor financeiro, diretor de pesquisa e desenvolvimento, diretor comercial e pelo analista da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (224.3 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com