TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Resíduos Sólidos

Por:   •  15/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Alunos:

Gestão de Resíduos sólidos

A Gestão de Resíduos Sólidos tem um fator fundamental para o sistema Ambiental gerados por municípios, estados e países. Se define em adotar a forma correta, efetiva em um conjunto de ações na etapa de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destino e disposição final adequada para o bem do meio ambiente, criando uma estrutura operacional. Este processo feito de forma correta desde o descarte até a sua disposição final é importantíssima, sendo assim, evitará contaminações, acidentes aos profissionais que fazem o trabalho de transporte, coletores de lixo.

CARACTERÍSTICAS:

A caracterização destes resíduos tem um papel importante na etapa da determinação dos principais aspectos biológicos, físico-químicos, qualitativos e/ou quantitativos destes resíduos gerados, sabendo diferenciar os aspectos é possível classifica-los de uma melhor forma e encaminhá-lo para o destino ideal.

Sua caracterização é feito através de alguns processos:
- Descrição detalhada do produto: estado físico, aspectos gerais, cor, odor e grau de heterogeneidade;
- Denominação do resíduo com base em: estado físico, processo de origem, atividade industrial e constituinte principal;
- Destinação final: aterro sanitário, aterro para resíduos perigosos, aterro de resíduos inertes e tratamento químico;

O processo de Gravimetria é essencial para esta caracterização, ele é capaz de determinar frações percentuais dos diferentes tipos de resíduos, possibilitando conhecer o perfil dos resíduos gerados, avaliar sua geração qualitativa e quantitativa, facilitando o gerenciamento dos resíduos sólidos.

PROBLEMAS:

A má gestão dos resíduos sólidos são capaz de ter grandes consequências negativas, se dá ao fato de fazer este processo de uma maneira equivocada. O principal fator que leva a isto é a falta de conhecimento sobre o ciclo de vida do produto, e o não conhecimento do descarte legal.
O Brasil vem cada vez mais tendo o aumento em sua população, isso faz com que o existe um aumento de consumo, e este consumo gera um maior número de resíduos. A forma errada do descarte acarretará em diversos problemas ambientais, como, poluição atmosférica, contaminação do solo, poluição hídrica, poluição hídrica e poluição visual, como não bastasse estes problemas, um grande problema é a contaminação humana, ocasionando doenças graves e danos à saúde.

VANTAGENS:

O descarte de forma correta só vem a beneficiar o meio ambiente e a população. Capaz de conseguir minimizar todos os aspectos mencionados no item de problemas ambientais.
O benefício de se manter um processo que seja sustentável na gestão de resíduos sólidos, sem dúvidas, será o maior aliado a não poluição e preservação do meio ambiente e até uma longevidade humana.
Comparando estes benefícios, pode-se analisar grandes empresas/indústrias, são um dos maiores causadores de impactos ambientais. Podendo afetar de forma positiva alguns fatores como:

- Financeiros: gerando redução de custos com a destinação, custos com matéria-prima e até redução de custos com equipamentos e pessoal.
- Operacionais: otimização do processo de gestão de resíduos, redução dos riscos de acidentes e contaminações, a higiene e limpeza no ambiente e uma maior produtividade na distribuição de equipes.
- Institucionais: metas e sustentabilidade corporativa, certificados e premiações, e aumento no valor sobre a sua marca.

Propostas Inovadoras

  1. Coleta e reciclagem de Pneus:

Esta proposta é voltada para a logística reversa de pneus, onde seria reciclado 100% dos pneus. Funcionária da seguinte maneira, existiria um local onde os pneus seriam descartados de maneira correta e, neste local, seria realizado a separação dos produtos que ali estão, sendo eles a borracha (como principal produto), aço e nylon. Os mesmos seriam reintroduzidos no mercado de forma de insumos para outros processos produtivos, gerando valor socioeconômico para a sociedade.

Para realização desta proposta seria necessário ter um local fixo para que sejam realizados ali o descarte, separação e todo processo de reciclagem, com maquinários corretos e entre outros, além de funcionários, também poderíamos inserir automóveis para que possam se locomover dentro da cidade realizando a coleta destes pneus em ruas, borracharias, e etc.

  1. Plataforma digital para cadastro e descarte de resíduos sólidos:

Com essa proposta, realizaríamos o descarte correto dos resíduos e a possível reciclagem do mesmo. Seria criado uma plataforma digital em forma de site e/ou aplicativo onde as empresas ou pessoas físicas que estão dispostas a colaborar, realizariam o seu cadastro e assim comprometendo a realizar a coleta dos seus próprios resíduos corretamente, separando por materiais e etc, e logo após a coleta, a mesma levaria estes resíduos para o local correto para o descarte. Então, depois de coletado, no local proposto, seria realizado uma conferência e possível separação dos resíduos e assim podendo realizar a reciclagem corretamente do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com