TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento

Seminário: A Gestão do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

A Gestão do Conhecimento ganhou força a partir da década de 90 em resposta às mudanças ocorridas no ambiente empresarial onde cada vez mais a informação e o conhecimento ganhavam notoriedade.

A Gestão do Conhecimento pode ser vista como o conjunto de processos de criação, uso e disseminação de conhecimentos na organização. A Gestão do Conhecimento (GC) abrange não somente os conhecimentos explícitos – isto é, aqueles que estão registrados e disponíveis para acesso pelos demais membros da organização – como também os conhecimentos tácitos, ou seja, o conjunto de informações, experiências e insights que não estão registrados em lugar algum, residindo apenas na memória individual de cada membro da organização. Conhecer é transformar o objeto e transformar-se a si mesmo. O conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói o seu conhecimento na interação com o meio – tanto físico, como social.

Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

Gestão do Conhecimento.

É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

Comparação:

Os dois autores abordam a importância da Gestão do Conhecimento em uma organização. Enquanto que Saulo Figueiredo diz que o conhecimento não tem fronteiras, que é algo que não se compra, se conquista e aborda o fato de que as empresas procurarão cada vez mais, pessoas capacitadas; Gartner Group, fala que se não aproveitar o conhecimento não terás uma empresa capacitada e pronta para enfrentar a concorrência.

Gestão do Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. É mais ser do que ter. As empresas demandarão cada vez mais profissionais que saibam disso. É um “conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional. Já Gartner Group diz, “Gestão do Conhecimento é processo que envolve gerar, coletar, assimilar e aproveitar o conhecimento, de modo a tornar uma empresa mais inteligente e competitiva”. Para favorecer a criação de conhecimento novo na empresa, é necessário buscar o conhecimento, pegando, levando, distribuindo e compartilhando o mais próximo da estrutura da empresa. Inovar, trazendo a informação de fora para dentro.Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo? Desenvolvendo um sistema interno de bases de dados para disponibilizar, de maneira ordenada e inteligente, a grande quantidade de informações capturadas externamente. É importante que a organização crie e estimule atividades geradoras de conhecimento com promoção aos mais capacitados e atualizados.Par reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização é preciso que se mobilizem ativistas, identificando as pessoas certas, capacitando-as, treinando-as para que o conhecimento não fique em um único funcionário, caso haja a necessidade de substituição tenha outra pessoa capacitada para substituí-lo.O conhecimento é a ferramenta mais importante em uma organização e só o indivíduo pode tê-lo, como diz no artigo da Natura Cosméticos, as tecnologias são, antes de tudo, apenas meios e, ao contrário das pessoas, nada criam.

Espiral do Conhecimento: Assim como uma espiral cresce quando se acrescenta mais um passo a cada ciclo, o conhecimento tem que ser construído passo a passo, garantindo a coerência com o que já se sabe, organizando os conceitos apreendidos, relacionando com os fatos e situações reais. Esse processo de aprendizagem irá a propor uma abordagem construtiva para a transferência do conhecimento tácito. Esse processo de aprendizagem irá produzir desenvolvimento organizacional a partir do momento em que o conhecimento for incorporado e usado para realizar atividades que compõem algum processo de negócio.

O Efeito da Inovação: A capacitação adequada dos empregados é necessária para que suas ideias sejam valorizadas e se tornem mais empreendedoras, concedendo-lhes assim, autonomia para eles atuarem por iniciativa própria, na identificação do problema e no desenvolvimento de soluções inovadoras. Na nova economia as mudanças ocorrem com extrema rapidez e as pessoas apesar de não acompanharem essas mudanças com a mesma velocidade têm que se amoldar às novas situações, necessitando de atenção para atingir seus objetivos profissionais e pessoais.

Importância da Gestão do Conhecimento: Por muito tempo as empresas subestimaram o valor do conhecimento de seus funcionários. Hoje, sabe-se que a soma desse conhecimento tem um valor enorme que o torna um diferencial competitivo. Por isso é necessário que as empresas estejam atentas ao seu capital humano para conseguir reter os talentos e motivá-los a utilizar os seus conhecimentos em benefício de ambos.

O grupo fez um benchmarking sobre conceito de Gestão do Conhecimento e como as empresas viabilizam a Criação do Conhecimento e entrevistou duas lideranças conceituadas, gerente da Agência dos Correios, organização 1 e gerente da lojas Riachuelo, organização 2, onde foram feitas as seguintes perguntas:

1) - O que você entende por Gestão do Conhecimento e qual a ferramenta utilizada para a aplicação da mesma no dia a dia da empresa?

2) – Cite algumas condições que favorecem a criação do conhecimento dentro na empresa.

3) – Quais são as barreiras encontradas para o desenvolvimento do trabalho?

Baseada nas respostas das lideranças entrevistadas segue o relato das mesmas.

O que eles entendem por gestão do conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia das organizações em que atuam?

LÍDER DA ORGANIZAÇÃO 1

Utilizar as informações individuais dos empregados como ferramenta para o crescimento da instituição. São feitas reuniões onde os empregados têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e expor seus conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com