TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão e Articulação Teórico-Metodológica em Diferentes Modalidades

Por:   •  19/11/2017  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Campus Goiânia[pic 1]

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica

Disciplina: Concepção, Gestão e Articulação Teórico-Metodológica em Diferentes Modalidades de EPT: Educação Básica, EJA e Ensino Superior.

Docente: Marcelo Lira Silva

Discentes: Ênio Andrade, Fernanda Regis e Thiago Moura Gonçalves do Ó,

Relatório – Plano de Curso – Matemática

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) objetiva a apresentação do curso de Licenciatura em Matemática que foi implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) no ano de 2009. Ele arbitra sobre a Prática como Componente Curricular (PCC), organização curricular, núcleos curriculares, estágio supervisionado, corpo docente, critérios de avaliação, entre outros tópicos. Aponta ainda em dois anexos o estudo de demanda de um curso de licenciatura no IFG e as ementas das disciplinas que compõem a matriz curricular, respectivamente Anexo I e Anexo II.

Segundo o referido PPC a implantação do curso deveria atender a demanda da sociedade por profissionais e buscava a ampla formação do profissional docente em Matemática, buscava assim formar um professor pesquisador além de estimular a política de pesquisa e extensão. O documento em questão é do ano de 2009, portanto anterior ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Diretrizes para as Licenciaturas já trabalhos nessa disciplina, porém já dá mostras do tripé que o IFG buscaria nos documentos seguintes de Ensino-Pesquisa-Extensão.

O embasamento legal do documento fica por conta do Parecer CNE/CES 1.302/2001, Lei de Diretrizes e Bases – LDB 9.394/96, Parecer CNE/CP 21/2001, Resolução CNE/CP 1/2002, Resolução CNE/CP 2/2002, Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

O PPC em sua justificativa mostra a necessidade da formação de profissionais licenciados considerando a exigência da LDB de 1996 que determina que todos os professores tenham formação em licenciatura, e também as exigências do Ministério da Educação (MEC) em formar novos profissionais licenciados.

Os objetivos do curso seriam a formação integral do professor matemático, tendo adquirido o pensamento matemático sistematizado no decorrer de sua formação. Capacitar os profissionais para pesquisas em matemática, capacitar o profissional para atuar nas salas de aula do ensino básico e superior, entre outros. Dessa forma os egressos deveriam apresentar profundo conhecimento matemático, trabalhar com as diversas metodologias de ensino matemático, compreender e aplicar as diversas condições do educando para impedir todas as formas de discriminação, etc.

Sobre a pesquisa aliada à formação do licenciado, a pesquisa se apresenta como necessária e imprescindível para a formação do profissional porque proporciona uma ação investigativa e ampliada das condições do mundo e do educando. A pesquisa leva à Prática como Componente Curricular (PCC), pois ela alia teoria e prática, aprendizado e investigação, para a PCC foram designados 400h do curso desenvolvidos desde o 1º semestre.

Quanto ao Estágio Supervisionado ele está dividido em quatro etapas, onde o discente tem contato com a realidade escolar. Ele pode ser um estágio obrigatório ou não obrigatório, e seu objetivo é aliar a teoria e prática com a vivência do aluno da licenciatura na realidade escolar. As atividades extracurriculares também se inserem na aliança teoria-prática e podem ser seminário, cursos, palestras, simpósios, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com