TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - As Diferentes Modalidades da EJA

Por:   •  7/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

Avaliação Educacional

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA - TURMA PD6A17

Ana Claudia Nieli Antunes RA: B8162G-8

Ana Paula Sousa RA: B725CC-3

Ariela Soares da Silva RA: B76JCD-6

Elisandra Maria R da Fonseca RA: B84431-5

Trabalho elaborado para de fins do modulo de APS do curso de pedagogia da Universidade Paulista-UNIP, sob Orientação da Professora Isabel Dessotti.

SOROCABA/SP

2015

________________

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................... 3

DESENVOLVIMENTO ....................................................................................... 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................. 10

BIBLIOGRAFIA ................................................................................................11

________________

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de avaliação da aprendizagem a partir dos dizeres de professores, de uma escola estadual do município de Sorocaba. Foi possível observar o quanto a avaliação é discutida nas escolas, porem a atual configuração deixa algumas lacunas devido a dificuldade dos professores de colocarem em prática as concepções de avaliação.

No âmbito científico podem surgir novas possibilidades de avaliação, onde professor e aluno possam trabalhar juntos para melhoria do processo ensino–aprendizagem, por meio de uma prática cotidiana de acompanhamento do processo de construção do conhecimento escolar. Fazendo assim da avaliação algo gratificante e não temido pela maioria dos alunos.

Avaliar significa muito mais do que um simples teste sobre aquisição de conteúdos programáticos. Avaliar é refletir, discutir, investigar e possibilitar transformações e assim, perceber se o objetivo foi atingido, como função estimuladora e de incentivo ao estudo. O desenvolvimento do processo educativo deve ser acompanhado de uma avaliação constante. A avaliação tem que ser um momento de aprendizagem que permita repensar mudar a ação, um instrumento de comunicação que facilite a construção do conhecimento em sala de aula. No contexto escolar a avaliação é uma prática educativa geradora de muitos conflitos e dificuldades, por conta da sua complexidade vista por todos os membros da escola.

Porém avaliar é imprescindível em qualquer proposta de educação, é indispensável durante o processo educativo. E considerando que a avaliação é constantemente discutida nas escolas, e que gera polêmica entre todos os atuantes, conduzimos à elaboração do problema de pesquisa da seguinte forma: a maneira realizada ou entendida a avaliação da aprendizagem na escola investigada e em que medida a prática do professor contempla a abordagem da avaliação.

Tendo em vista que o objetivo geral desse trabalho foi investigar quais as concepções de avaliação que norteiam o cotidiano escolar, destacamos: analisar o papel da avaliação no dia-a-dia de uma escola de ensino fundamental; explicitando os diferentes entendimentos sobre a temática na visão de diferentes autores; e analisando e compreendendo o que os professores, pensam a respeito da avaliação da aprendizagem.

________________

Desenvolvimento

A realização do presente trabalho dividiu - se em de duas etapas distintas que consistiram na incursão nas bibliografias e posteriormente a relação das bibliografias com a pesquisa de campo.

Ao proceder com a avaliação o docente, colhe as principais considerações sobre o trabalho que desempenhou, durante o processo de aprendizagem e ter acesso a estas informações é muito importante para que surjam alternativas no decorrer de seus trabalhos.

Para o professor essas soluções são fundamentais para obter um bom aproveitamento do trabalho. De acordo com Luckesi, para a tomada de decisões deve – se levar em conta que:

“(...), a avaliação subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos educandos, tendo em vista garantir a qualidade do resultado que estamos construindo. Por isso, não pode ser estudada, definida e delineada sem um projeto que a articule. ” (LUCKESI, 1994, P. 85).

Como ferramenta de diagnóstico e para relacionar com a teoria realizamos uma pesquisa de campo, onde através de questionários aplicados em professores obtivemos as considerações sobre a aplicação da avaliação.

É fator preponderante para o professor estar plenamente ciente de qual a maneira mais apropriada de avaliar, e qual o procedimento a aplicar sobre os resultados para estabelecer um ponto de equilíbrio em seus trabalhos.

Ao professor cabe zelar pela aprendizagem do aluno desenvolvendo estratégias de aprendizagem e possibilitar a recuperação para aqueles alunos que venham a apresentar dificuldades de aprendizagem ou rendimento inferior constante.

Partindo da realização da pesquisa feita em uma unidade escolar da rede pública estadual onde o atendimento é realizado a alunos de Ensino Fundamental de Ciclo I, aplicamos o questionário para as professoras que lecionam nas séries inicias do Ensino Fundamental e através dele colhemos as considerações das professoras, a respeito do processo de avaliação.

A avaliação ainda vista apenas em forma de prova é tida com um método tradicional com o qual os professores elaboram através do currículo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com