TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Finalidades nas Diferentes Modalidades de Ensino

Por:   •  9/10/2016  •  Dissertação  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

A) A finalidade escolhida foi:

● Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos

saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com

responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

Escolhi essa finalidade, pois achei deverás interessante trabalhar a higiene pessoal envolvendo a linguagem matemática, visto que os alunos por vezes ficam em casa sozinhos enquanto os pais trabalham e talvez devido a isso em algumas situações descuidam e acabam deixando de lado hábitos saudáveis relacionado a higiene pessoal e ao cuidado do corpo e assim sendo resolvi fazer uma pesquisa sobre o tema para poder trabalhar posteriormente com meus educandos a linguagem matemática de maneira a contemplar a higiene pessoal.

A minha intenção era enviar uma imagem da minha turma trabalhando esse tema, mas infelizmente devido a ser fim de bimestre e estarmos envolvidos com a sondagem dos alunos, ficou difícil trabalhar em sala de aula um tema tão interessante, mas que necessitaria de tempo para ser concluído e desenvolvido, e devido a isso farei as atividades no inicio do próximo bimestre.

Notei uma infinidade de atividades, principalmente na internet, sobre a higiene pessoal relacionada a matemática, pensei em um primeiro momento reunir a turma em grupos onde os alunos farão cartazes usando diferentes formas geométricas para desenhar dentes com cáries e dentes saudáveis, após esse primeiro momento eles teriam que acertar os dentes com cáries utilizando uma pequena bolinha de papel através de certa distância e cada dente teria uma pontuação de acerto, tendo que o aluno fazer cálculos matemáticos para descobrir a sua pontuação final.

Após essa atividade, eu pediria a todos que fizessem uma pesquisa em suas residências para analisarem o tempo que gastam no banho, quantas vezes escovam os dentes, quantas vezes lavam as mãos, etc. Para assim posteriormente em sala de aula todos coletarem o tempo gasto nessas atividades e assim possamos fazer uma média aritmética para saber se os alunos estão todos na média, ou se utilizam mais ou menos tempo em uma ou outra atividade de higiene básica.

Para finalizar eu daria as informações básicas de higiene e cuidado com o corpo, e produzíamos um jogo de tabuleiro, com inicio e fim, com casas onde ao rolar os dados, se o jogador cair em uma casa onde não mostra um hábito de higiene saudável, o jogador terá de voltar casas, e se cair em alguma casa onde se mostra um hábito de higiene saudável o aluno poderá pular algumas casas. O objetivo do jogo é chegar na casa final e vencer a corrida. Utilizaríamos o calculo mental para contar as casas e formas geométricas para se montar o tabuleiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com