TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão por Competências

Por:   •  21/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

KARINA DE SIQUEIRA LAZARO

DIAGNÓSTICO DAS COMPETÊNCIAS HUMANAS NUMA CONCESSIONÁRIA

RIO DE JANEIRO
2022

  1. Introdução:

Concessionária Veloz está a anos no mercado de automóveis, porém vem perdendo espaço para concorrência. No intuito de auxilia-la a resgatar seus números e produtividades, irei sugerir a seguir um modelo de gestão de competências que melhor se encaixa dentro do perfil da empresa e seus colaboradores.

Sempre escutamos falar sobre um empreendimento chamado “Concessionaria de Automóveis.” Temos uma noção do que seja, afinal existem cerca de 7.300 unidades delas espalhadas pelo Brasil, de acordo com a FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Mais de fato de que se trata esse tipo de empresa? Concessionária é um local comercial que trabalha com diversas marcas de veículos, com objetivo principal de vendas de automotores. Porém é realizado dentro desses estabelecimentos outros tipos de serviços conforme veremos a seguir.

Esses locais podem ser monogâmicos, realizando vendas e serviços de uma única marca. Ou pode pertencer ao um proprietário no qual tenha direito de abranger várias marcas de maneira geral e serviços pertinentes a elas.
Podemos destacar alguns desses serviços, sendo: Financiamento bancário, conserto de veículos, venda de peças e acessórios, limpeza automotora e distribuição de veículos para estabelecimentos iguais, porém de menor porte.
Entre os tipos de concessionárias existentes três modelos mais comum:

  • Revendedor fabricante: É propriedade do marca que vende diretamente seus automóveis;
  • Franqueado: É um proprietário privado, porém que depende de um fabricante;
  • Distribuidor multimarcas: É um proprietário privado, porém não depende de nenhum fabricante.

Visto um pouco sobre o que é uma concessionária de automóveis, podemos perceber que seu principal produto é a venda de veículos.
E é isso que nos traz até esse mergulho. Temos como exemplo a Concessionária Veloz. Ela está no mercado a cerca de 10 anos, e com uma estrutura sólida de 45 colaboradores. Sempre tida como uma das mais preferidas do ramo, a Veloz vem percebendo a perda de espaço para concorrência com o passar do tempo.

Querendo retomar com seu espaço no mercado, irei em auxilia-lo com as diretrizes de gestão por competência. Acredito que se conseguir aprovar um modelo piloto bem parametrizado, a Veloz terá um grande desempenho por parte dos colaboradores e consequentemente alavancar os resultados organizacionais.
Imaginando isso e partindo para prática, conseguimos mensurar quantos profissionais e suas diversas funções e pluriatividade de personalidades constitui um estabelecimento como esse.

Como base nisso, vamos falar de um que julgo de extrema necessidade dentro de uma concessionária: O gerente.
Um profissional dessa área fica com uma pressão grande sobre ele, afinal dele dependente a satisfação de inúmeros colegas de trabalho e o retorno de toda loja ao seu gestor. O perfil ideal para essa vaga, é a pessoa que possui uma inteligência interpessoal, pois tem maior facilidade de relacionamento, é motivador e incentivador, são práticos e costumam causar grande admiração entre os demais.

Sendo assim, com base nas informações até o momento, começo a traçar uma melhor estratégia para empresa. A missão é retomar com a Veloz no favoritismo do público entre as concessionárias, visando este reconhecimento de mercado e aumento de vendas. O planejamento se dará da seguinte forma:


  • Com o gerente:

Ele irá passar por um treinamento especifico em liderança e gestão de campo. Aonde poderá adquirir mais experiencias técnicas de como gerir um grupo, mantê-lo coeso e motivado. Além de noções administrativas e de logística. Um outro adendo, será incentiva-lo conhecer o mercado ao seu redor. Verificar dentre as concessionárias próximas os seus atrativos e dificuldade, extraindo mais informações seus concorrentes.

  • Com o grupo:

Após o gerente ter passado por esse treinamento específico. Sugerimos que ele faça uma reunião com a equipe para ouvi-la. Tirar dúvidas e receber sugestões e críticas. Usar um questionário visando extrair respostas sobre o nível satisfação dos profissionais com a empresa, seria também uma solução bem viável. Tendo em vista que se tratar de um comércio, e por vezes se torna difícil a pausa geral de todos os profissionais ou até mesmo a ausência maior deles da loja, para uma entrevista “one a one”;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (200.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com