TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HAMBURGUERIA

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

Fatores Politico-Legais  

   Os fatores legais dizem respeito ao enquadramento legal mais diretamente ligado à atividade. É o caso, por exemplo, da proteção do consumidor, da regulação da concorrência, da segurança alimentar, ou seja, pelo bem estar do consumidor. Todos os negócios deverão ter enquadramentos legais relacionados com a sua atividade, para assim ter uma atitude proativa e estar à frente de todas as mudanças. Incluem a lei antidiscriminação, lei do direito do consumidor, lei do direito da concorrência, lei do direito do trabalho e as leis de saúde e segurança. Estes fatores podem afetar o modo como uma empresa trabalha, os seus custos e a procura pelos seus produtos.

O excesso de burocracia faz com que haja uma demora no tempo de regulamentação da empresa. E ainda hoje muitos estabelecimentos não possuem alvará definitivo para funcionamento.

Como Abrir um Empreendimento

Abrir um restaurante é um investimento que precisar ser muito bem planejado, segundo estimativas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Abrasel-SP,  de cada 100  estabelecimentos montados em São Paulo, 35 fecham as portas em um ano e apenas 3 sobrevivem mais de 10 anos. Por isso, no caso é bom ter em mente o ramo que vai seguir carreira, procurando trazer algo de inovador sempre.

O restaurante vai lidar com o consumidor diariamente. É importante ter conhecimento sobre as regras estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor, checar se todos os registros em órgãos oficiais estão feitos, tais como CNPJ, certificado municipal de vigilância sanitária.

Selecionar e contratar funcionários com eficiência, definindo cargos como administração geral, chefia ou coordenação da cozinha e responsável técnico pelo estabelecimento.

O empresário também deve cumprir leis de inclusão em vigência e programar intenso treinamento dos funcionários.

Elaborar o cardápio de acordo com os fornecedores, levando em consideração qualidade do produto e do serviço, pontualidade na entrega, preços, localização e formalidade.

Ter um capital de giro que sustente durante três meses o negócio até que se possa fazer o caixa próprio.

Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária)

Órgão especifico em promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da alimentação em geral.

A ANVISA está sempre presente nos estabelecimentos para checar e colocar em ação práticas de vigilância sanitária. Caso haja alguma irregularidade, pode vir mais tarde ao fechamento do restaurante.

Hamburgueria

Hamburguerias tradicionais e novos concorrentes estão adotando o modelo de negócio baseado em franquias para expandir lojas, ou seja, você compra uma que já existe ou é criativo o suficiente para criar uma nova tendência dentro do tema.

O sucesso no setor depende da escolha do ponto de venda. Uma localização excelente com uma operação mediana consegue se sustentar, mas um ponto ruim com boas vendas pode morrer antes de amadurecer.  

Outra preocupação é nunca reduzir a qualidade do produto para gerar margem de lucro. Se algo está caro, é sinal que o preço de venda precisa ser reavaliado e não trocar a matéria-prima por uma similar de menor qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (221.1 Kb)   docx (124.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com