TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Higiene do Trabalho

Por:   •  27/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  2.144 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1 - Qual a diferença entre amostragem e amostra?

Amostragem é o processo de determinação de uma amostra a ser pesquisada. A amostra é uma parte de elementos selecionada de uma população estatística. É o estudo de uma amostra, com maiores detalhes. Quando não há a possibilidade de realizar um estudo sobre todos os elementos da população, utiliza-se a amostragem, garantindo maior precisão, o que demanda maior gasto de tempo de maior custo.

Amostra é um subconjunto da população, uma parcela representativa, não garante tanta precisão, o custo é menor, e gasta – se menos tempo. Nem sempre as amostras refletem a estrutura da população de onde foram retiradas ou são representativas dessas populações, podendo levar nesses casos a inferências erradas dos resultados. As amostras podem ser aleatórias ou não aleatórias.

Pergunta 2 – Como se estabelece um GHE?

O GHE (Grupo Homogêneo de Exposição) corresponde a um grupo de trabalhadores que ficam expostos de modo semelhante, de forma que o resultado da avaliação da exposição de qualquer trabalhador, ou do grupo, seja representativo da exposição do restante dos trabalhadores do mesmo grupo.

A escolha dos Grupos Homogêneos de Exposição (GHE) ocorre durante a fase de estudo e levantamento de dados, quando se processam as etapas de reconhecimento e estabelecimento de metas e prioridades de avaliação.

Em outras palavras os GHE´s são os grupos formados por pessoas que estão expostas aos mesmos tipos de riscos ambientais no local de trabalho, sendo que os resultados das amostras de 01 dos membros deste grupo podem ser replicados para os demais integrantes, pois são os mesmos riscos.

O GHE é mais uma excelente forma de organizar desde o levantamento do risco até o estudo das medidas preventivas e corretivas mais viáveis no mesmo local ou para todos do mesmo GHE, independente de local. Todos os expostos ao mesmo risco, evitando-se assim, a redundância e o choque de informações.

Pergunta 3 - Qual a diferença entre amostragem ativa e passiva?

Na amostragem ativa, o ar é levado para dentro do dispositivo de amostragem com o auxílio de uma bomba a vácuo, sendo necessária a utilização de medidores de fluxo de ar para a determinação do volume de ar ou da taxa de amostragem. Embora o uso de bombas represente uma dificuldade logística, principalmente em áreas remotas, exigindo baterias ou uma linha de energia elétrica, os métodos de amostragem ativa têm sido mais comumente aplicados que aqueles de amostragem passiva no monitoramento de constituintes traços atmosféricos.

Na amostragem passiva é feito o uso de dispositivos capazes de fixar gases ou vapores da atmosfera a uma taxa controlada por processos físicos, tais como difusão ou permeação, não envolvendo o movimento ativo do ar através do amostrador. Estes amostradores foram inicialmente desenvolvidos para aplicação no monitoramento da exposição pessoal em ambientes de trabalho, onde as concentrações dos poluentes são bastante altas. A partir da década de 80, começaram a ser utilizados no monitoramento ambiental externo, onde as concentrações dos poluentes são muito menores e sofrem influências de condições meteorológicas.

A diferença entre elas é o método pelo qual é feita a coleta. Na amostragem ativa, a coleta da análise pelo amostrador é feita com bombas de sucção e medidores de vazão, necessitando de energia elétrica ou baterias. Já a amostragem passiva pode ser definida como uma técnica de amostragem governada por processos físicos, tais como difusão e/ou permeação molecular. A difusão é também conhecida como a tendência das moléculas migrarem de uma região de concentração elevada para outra região de baixa concentração, uma consequência direta do movimento ao acaso, chamado de movimento browniano. Ou seja, uma técnica de amostragem baseada no fluxo livre das moléculas de amostragem para o meio de coleta, como resultado de uma diferença de concentração entre os dois meios. A amostragem passiva em relação à amostragem ativa se mostra promissora do ponto de vista da praticidade e simplicidade de execução, do custo e da resolução espacial.

Pergunta 4 - Quais e em que consistem os meios de amostragem?

Os meios de amostragem são: gases e vapores, material particulado e material biológico.

- Gases e vapores: são coletados utilizando tubos adsorventes sólidos porosos, borbulhador detectores passivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com