TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Higienização de Alimentos

Por:   •  4/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Prática: Formulação de Detergentes

Itapetinga-BA

Abril-2021

INTRODUÇÃO

FALAR SOBRE HIGIENIZAÇÃO NA INDUSTRIA/ DETERGENTE

FALAR SOBRE LIMPEZA

OBJETIVO

Formular um detergente especificando os agentes de limpeza e sua concentração.

MATERIAIS E METODOS

Condições de uso: Limpeza da máquina de envase do óleo de soja. A água de limpeza foi classificada como água moderadamente dura.

Agentes de limpeza disponíveis: ácido nítrico, fosfórico, SDS, EDTA, hidróxido de sódio, carbonato de sódio e metassilicato de sódio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

máquina de envase industrial é um tipo de equipamento projetado para acelerar os processos de produção de empresas que lidam com o acondicionamento de produtos líquidos e viscosos. Com estrutura em aço carbono e revestimentos em aço inox, as máquinas para envase possibilitam uma higienização regular e apropriada. O resíduo é insolúvel em água, no entanto, solúvel em solventes orgânicos. O óleo de soja é um exemplo de óleo vegetal composto por ácidos graxos. A água da limpeza foi classificada como água modernamente dura, isso é quando a concentração em carbonato de cálcio é entre 60-120 mg/L. O mecanismo de limpeza que deverá ser utilizado é o CIP, pois se trata de um ambiente fechado.

Usaremos os agentes de limpeza; hidróxido de sódio (NaOH) na concentração de 95%, pois ele é um alcalino inorgânico que tem como função saponificar ácidos graxos que é o composto do óleo de soja, o resíduo que queremos eliminar.

O EDTA na concentração de 5%, pois ele é um sequestrante e quelante que impede a precipitação dos minerais na superfície e sua aglomeração. Provenientes da água moderadamente dura que produz nas superfícies do material incrustações.

Em relação à concentração dos detergentes, estudos constataram que um aumento da concentração de NaOH, por exemplo, não aumenta a taxa de limpeza, mas em vez disso resulta numa superfície real sobre o resíduo sólido, impedindo que a solução de limpeza penetre no mesmo, por tanto, o aumento na concentração irá conduzir a uma menor eficácia de limpeza (Cleaning Handbook, Tetra Pak 2008).

CONCLUSÃO

A partir do mecanismo de limpeza que mais se encaixou no problema a ser resolvido o CIP, da dureza da água moderadamente dura e do resíduo oléo de soja, escolhemos os agentes de limpeza NaOH e o DTA. Assim oferecendo uma boa funcionalidade do detergente.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Cleaning Handbook, Copyright 2008; Tetra Pak Processing Systems.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (293.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com