TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Matemática

Por:   •  5/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE COMPLEMNTAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

SILVANIRA CRISTINA SOUSA

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORIENTADA

Firminópolis

Junho 2016

[pic 2]

SILVANIRA CRISTINA SOUSA

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORIENTADA

Trabalho apresentado à Profª. Esp. Cintya Patrícia do Curso de COMPLEMENTAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, no módulo de História da matemática para obtenção de nota.

Firminópolis

Junho 2016

   Texto I

O texto A História da Matemática no Processo Educativo: concepções e perspectivas propõe o ensino de matemática contextualizado, ou seja, um ensino que leve em consideração a origem da matemática, o porquê de ela ter sido criada, quais eram as necessidades da sociedade da época, como era a matemática no princípio de sua criação e a evolução que ela sofreu no decorrer do tempo.

   O ensino de matemática na sociedade contemporânea é feito de forma fragmentada, desconectada da própria história da matemática. O professor motivaria o aluno caso o instigasse a pesquisar sobre a matemática, despertaria a curiosidade o que facilitaria a compreensão dessa tão temida disciplina.

   A ideia de interdisciplinaridade no ensino de matemática proporcionaria a essa prática uma melhor qualidade. O professor deve apresentar a matemática como ciência que não trata de verdades eternas, mas que está sempre sujeita a alterações que acrescentem dinamicidade a essa ciência proporcionando maior capacidade de compreensão dos alunos.

   O professor de matemática, habitualmente, entra na sala de aula e expõe o conteúdo, passa as regras, resolve o exercício (contas, problemas, equações, expressões...) e em seguida pede para que o aluno faça o mesmo. Por não se situar, uma vez que a disciplina está fragmentada, o aluno não aprende ou encontra dificuldade para aprender reforçando, ainda mais, a barreira que existe na aprendizagem dessa disciplina.

   Nós professores, ao ministrarmos a disciplina de matemática, nos deparamos com questionamentos plausíveis quanto à aplicação de determinados conteúdos no nosso cotidiano, por exemplo: “ Para que serve a equação? Eu nunca vou usar isso.” Se o aluno soubesse a história dessa ciência  saberia  o porquê de aquela  conta ter sido criada e diante de que circunstância se fez necessária sua criação e tendo esse conhecimento isso despertaria sua curiosidade e facilitaria sua compreensão .

   Portanto é imprescindível que a disciplina de matemática seja ministrada de forma contextualizada visando melhor qualidade na aprendizagem dos alunos e quebrando a barreira existente quanto ao conhecimento dessa ciência.

Texto ll

   Nelson Lage da Costa e Teresa Cristina de Carvalho Piva apresentaram a história da matemática no Brasil, sua origem, quando e como chegou ao Brasil e sua evolução desde sua chegada.

   A Academia Real de Marinha foi a primeira escola a ensinar matemática no Brasil em 1808. A matemática ensinada naquela época limitava-se a noções fundamentais de cálculo diferencial e integral, geometria geral e introdução à mecânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com