TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ILUSTRAÇÃO E O ILUSTRADOR: Um olhar sobre a formação da carreira de artistas no mercado

Por:   •  15/5/2022  •  Seminário  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE ARQUITETURA URBANISMO E DESIGN

CAROLINA MARIA ABREU SILVA E THAMIRES NASCIMENTO DANTAS

A ILUSTRAÇÃO E O ILUSTRADOR: um olhar sobre a formação da carreira de artistas no mercado

UBERLÂNDIA - MG

Março de 2022

CAROLINA MARIA ABREU SILVA E THAMIRES NASCIMENTO DANTAS

Este trabalho visa investigar a jornada do ilustrador no mercado de trabalho, desenvolvendo uma reflexão acerca da desvalorização da formação de ilustradores no Brasil, a fim de trazer
à tona mais informação para profissionais que pretendem adentrar nesse mercado.
Profa. Carolina Cadima

UBERLÂNDIA – MG

Março de 2022

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        TEMA:        3

3.        JUSTIFICATIVA:        3

4.        OBJETIVO GERAL:        3

5.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS:        4

6.        METODOLOGIA:        4

7.        REFERENCIAL TEÓRICO:        5

9.        REFERÊNCIAS        7

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará a importância da valorização da profissão de ilustrador como meio para facilitar e formalizar a profissão, além de entender a quais são os meios para a formação de um ilustrador atualmente.

  1. TEMA:

Pesquisa com profissionais ilustradores para entender qual é o caminho acadêmico percorrido por esses profissionais para se consolidarem como artistas no mercado de ilustração brasileiro e internacional.

  1. JUSTIFICATIVA:

No período histórico contemporâneo em que vivemos, muitas profissões do ramo artístico, principalmente ilustradores, não possuem visibilidade e reconhecimento popular acerca do que fazem e quais são suas áreas de atuação. A falta de informações sobre a formação da carreira do ilustrador é tão escassa que nem mesmo o Ministério do Trabalho reconhece essa profissão em seu catálogo. Além disso, os cursos acadêmicos voltados para ilustração são conhecidos por não abordarem os conhecimentos necessários para iniciar uma carreira no mercado de trabalho (como “Comunicação e Ilustração Digital”, curso disponível em Teresina, Fortaleza, Maceió, e outras 7 cidades), tornando necessária uma busca de forma independente de como ser ilustrador, por parte dos que querem ser desenhistas, por meio de cursos ministrados por outros ilustradores na internet. Sendo assim, torna-se relevante entender e estudar essa jornada de formação do ilustrador, para dar mais reconhecimento à profissão e agregar referências aos iniciantes na carreira.

  1. OBJETIVO GERAL:

 Examinar a jornada de ilustradores estabelecidos no mercado e entender como se dá a formação da carreira de ilustrador.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Analisar pesquisas desenvolvidas sobre a formação de ilustradores no Brasil nos últimos 10 anos.

Entender as falhas do processo de formação do ilustrador quanto à sua instrução acerca da atuação no mercado de trabalho.

Compreender, a partir do diálogo com ilustradores estabelecidos como foi a sua jornada de formação.

  1. METODOLOGIA:

ABORDAGEM: A pesquisa sobre profissionais ilustradores para entender qual é o caminho acadêmico percorrido por esses profissionais para se consolidarem como artistas no mercado de ilustração brasileiro e internacional será desenvolvida a partir de uma abordagem quali-quantitativa. A parte quantitativa se refere a questionários em busca de dados referentes à jornada de formação de ilustradores, coletados a partir de pesquisa (como “quantos profissionais têm formação acadêmica em ilustração?” e “quantos profissionais migraram de áreas distintas para a carreira de ilustração?”). Ainda, a parte quantitativa inclui a coleta de dados já existentes acerca de estatísticas sobre a formação de desenhistas (como por exemplo, a pesquisa DESIGN E ILUSTRAÇÃO: A FRAGILIDADE DA FORMAÇÃO DE ILUSTRADORES NO BRASIL). A pesquisa qualitativa diz respeito a entrevistas perguntando opiniões dos ilustradores estabelecidos*

PROCEDIMENTO TÉCNICO: Para isso, será desenvolvida uma revisão bibliográfica de dissertações e teses sobre essa temática (links abaixo), e uma revisão documental no que tange ao plano de ensino de instituições que ofertam o curso acadêmico que aborda ilustração como um tema principal (como a UNICEUG e a FAECE). Também será feito um levantamento com ilustradores sobre suas jornadas de formação.

COLETA DE DADOS: Assim, a pesquisa será feita a partir de questionários, entrevistas, observações (como sendo a análise da jornada de ilustradores que são figuras públicas, e expõem sua história abertamente na internet) e revisão de revistas acadêmicas. No questionário, agumas perguntas seriam referentes à idade, sexo, formação acadêmica, localização etc. Quanto à entrevista, faremos inicialmente com 7 ilustradores, Victor Beuren, Rafael Pires, Elias Silveira, Bianca Nazari, Guilherme Freitas e Wilson Beto, ilustradores que têm uma carreira bem estruturada no ramo da ilustração. Faremos também entrevistas com professores na área de ilustração (como professores de Desenho em universidades, e professores da UNICEUG, que oferta o curso específico de ilustração), para entender como é a formação acadêmica na área de ilustração. Faremos perguntas de cunho qualitativo, como “quais são os déficits de formação perceptíveis nas faculdades que abordam ilustração?” e “qual a importância do curso superior para um ilustrador?”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com