TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DA AUTOMAÇÃO NA PELETIZAÇÃO DO FRIGORÍFICO JBS

Por:   •  22/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI

UBERLÂNDIA/MG - DR: CELSO CHARURI

WISLEY DURAM

IMPLANTAÇÃO DA AUTOMAÇÃO NA PALETIZAÇÃO DO FRIGORÍFICO JBS

Uberlândia – MG

2019

WISLEY DURAM

IMPLANTAÇÃO DA AUTOMAÇÃO NA PALETIZAÇÃO

DO FRIGORÍFICO JBS

Projeto de Pesquisa apresentada à Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI de Uberlândia como parte dos pré-requisitos necessários a obtenção do título de Técnico em Automação Industrial – EAD.

Orientador: Prof: (a) Julie Mello.

Uberlândia – MG

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 03

2. DESENVOLVIMENTO ......................................................................................... 04

2.1. INDÚSTRIA 4.0 – PRINCÍPIOS E PILARES..................................................... 04

2.2. SISTEMAS EMBARCADOS.............................................................................. 04

2.3. RFID – RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION.............................................. 05

3. CONCLUSÃO ...................................................................................................... 06

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................... 07

1. INTRODUÇÃO

Num contexto de mercado globalizado com clientes cada vez mais exigentes e preocupados em confrontar preços e a qualidade dos produtos, as organizações se deparam com a importância de se ter um diferencial competitivo que as sustentem no mercado. O avanço tecnológico tem promovido esse diferencial com diversas modificações nos processos produtivos das indústrias. Para que elas possam facilitar e otimizar a produtividade, elas se aproveitaram da tecnologia, expandindo-se pelo mundo.

O frigorífico JBS, unidade Ituiutaba, atualmente dispõe de muita mão de obra braçal para o setor de paletização. Este pode trazer vários problemas de segurança do operador além da ergonomia, o que pode acarretar processos trabalhista com complicações e/ou lesões.

Como diferencial competitivo e para obter uma otimização dos seus processos é possível implantar um sistema automatizado neste setor. A função de paletização automática visa economia no tempo de processamento, aumento da velocidade, além da redução da mão de obra necessária para tal operação. Isso possibilita que a empresa tenha mais operadores disponíveis para outras atividades mais importantes. Diante desses fatos temos que a automatização deste setor apresenta ótimo custo-benefício.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Indústria 4.0 – Princípios e pilares

Ao longo dos últimos anos a indústria tem passado por várias transformações, passando está por várias revoluções: Primeira Revolução Industrial do século XIX– desenvolvimento da máquina a vapor, Segunda Revolução Industrial do século XX – produção em massa Henry Ford, por volta de 1960 – automação de sistemas de integração de projeto de manufatura (CAD/CAM), Controlador lógico programável (PLC) (BANZATO, 2016).

Segundo Banzato (2016), o início da Quarta Revolução Industrial, ou indústria 4.0, se dá nos primeiros anos do século XXI com enormes avanços na tecnologia da informação ao longo de toda cadeia de suprimentos, tecnologias como a internet das coisas (IOT), o que possibilitam a criação das fábricas inteligentes, que se ajustam de forma ágil às demandas do mercado.

Para Silveira (2016) existem alguns princípios que norteiam a implantação da indústria 4.0, são eles: capacidade de operação em tempo real; virtualização; descentralização; orientação a serviços; e modularidade. O principal objetivo da indústria 4.0 é a minimização da interferência humana, tornando as informações mais precisas e acessíveis, evitando-se, dessa forma, erros durante o processo.

Ainda de acordo com Silveira (2016) sobre esses princípios norteadores estão os pilares da indústria 4.0, sendo as tecnologias mais relevantes as seguintes: Internet das coisas (Internet of Things – IoT); Big Data Analytics; e Segurança. A segurança e robustez dos sistemas de informação é um dos principais desafios para o sucesso da quarta revolução industrial. Problemas como falhas de transmissão na comunicação máquina-máquina, ou ainda eventuais “engasgos” do sistema podem causar transtornos na produção.

2.2. Sistemas embarcados

Os sistemas embarcados são sistemas capazes de regular um dispositivo/equipamento físico mediante o fornecimento de dados de entrada, sejam estes providos por sensores ou usuários (BROY, 1997).

O desenvolvimento desses sistemas pode apresentar alguns problemas quando separados em hardware e software, uma vez que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com