TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha JBS

Por:   •  8/3/2016  •  Resenha  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA CRÍTICA: CASO JB

Novembro/2015

Estudo de Caso JBS

O grupo Friboi começou com o patriarca José Batista Sobrinho, em 1953, com uma pequena planta de abate na cidade de Anápolis, interior de Goiás, com capacidade de abate de cinco cabeças de gado por dia. A empresa se expandiu, sob a direção dos filhos do fundador.

Breve Histórico

Conhecida pelo pioneirismo, a empresa foi a primeira a entrar no ramo de atividades no setor frigorífico no Brasil e em 2007 tornou-se a primeira companhia do setor frigorífico a realizar um IPO na Bolsa de Valores de São Paulo. Sua história é marcada por uma estratégia de crescimento considerada agressiva por analistas do mercado, de aquisições tanto de plantas de abate como de unidades produtoras de carne in natura e industrializada.

O ano de 2005 foi decisivo para o Grupo Friboi, que se reestruturou e passou a ser conhecido como JBS S/A. Já no ano de 2000, a empresa havia adquirido as operações no Brasil da multinacional Swift, operação intermediada pelo banco de investimentos americano JP Morgan. Em 2009, houve a fusão com a brasileira Bertin Ltda., ingressando assim no segmento de lácteos, alimentos para animais domésticos e biodiesel. Em 2011 a empresa possui 35 unidades de abate de bovinos, 16 centros de distribuição, sete unidades industriais de lácteos, duas unidades de confinamento, uma unidade de carne em conserva e uma de vegetais no Brasil.

Diversas aquisições foram realizadas nos últimos anos, tornando a JBS a maior empresa de processamento de proteína animal do mundo, atuando nas áreas de alimentos, couro, produtos para animais domésticos, biodiesel, colágeno, latas e produtos de limpeza. Atualmente, a empresa tem acesso a 100% dos mercados consumidores, com 140 unidades de produção no mundo, mais de 120 mil colaboradores,

Características do JBS

Integração vertical - Os principais elos da cadeia dos frigoríficos são confinamento, divisão de alimentos, canais próprios de distribuição, divisão de transportes e indústria de embalagens. O JBS controla todos os elos dessa cadeia. Essa característica traz inúmeras vantagens à empresa, como acesso privilegiado a mercados locais, atendimento aos clientes de forma customizada, otimização da variedade de produtos e aumento da rentabilidade através da redução de custos operacionais.

Modelo de gestão JBS - A família acreditava que a internacionalização permitiria à companhia lidar mais eficientemente com flutuações cambiais, bem como gerenciar restrições sanitárias e ficar alerta a oportunidades de novas aquisições. O mercado americano passava por um momento difícil, e em virtude dessa situação surgiu a oportunidade para comprar empresas com problemas. A operação pautava-se pela eficiência, economias de escala, estrutura de custos enxuta, qualidade e operação próxima à capacidade máxima.

Principais desafios

O segmento bovino estava indo muito bem, e já não havia como crescer muito. Por essa razão, o foco da empresa passou a ser o de mercados correlatos, como o de suínos e ovinos. Com outras incorporações isso foi possível, incluindo o início do trabalho em outros segmentos, como o de produtos lácteos e o de processamento de couro.

Omantra do sucesso para o setor é a economia de escala e a distribuição globalizada, porém seus dirigentes enfatizam que hoje os principais desafios da empresa são o de consolidar a produção e estabelecer um sistema de distribuição mais integrado com vistas a conseguir estar próximo dos clientes finais.

Em relação às vantagens específicas do país de origem, pode-se dizer que o JBS se beneficiou de alguns aspectos propiciados pelo contexto brasileiro ao setor, como o amplo mercado consumidor brasileiro, o baixo custo da mão-de-obra e os recursos abundantes (gado) localizados no país.

Estudando-se o caso, nota-se que o JBS possui ainda as seguintes vantagens:

- produção e excelência operacional – essa característica é uma competência central do JBS e reconhecida como tal por seus dirigentes;

- acesso privilegiado a recursos e mercados – vantagem indiscutível para o setor que possui um dos mercados domésticos mais amplos;

- vantagem da adversidade – os dirigentes do JBS acreditam que um dos principais diferenciais da empresa é o preparo para enfrentar períodos de turbulência, construído devido a experiência adquirida com o contexto brasileiro.

Estratégias do JBS

Durante seu processo de internacionalização, o JBS adotou, sobretudo, duas estratégias genéricas, conforme detalhado a seguir.

Consolidador global – empresas que adotam esta estratégia normalmente seguem a trajetória de iniciar as operações em seu mercado doméstico, fazer aquisições horizontais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com