TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA NAVAL

Por:   •  6/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.984 Palavras (24 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTEC

CIDIANE ROSA

DENER BIASIBETTI

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA NAVAL

Caxias do Sul

2017

CIDIANE ROSA

DENER BIASIBETTI

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA NAVAL

Projeto de implantação do Sistema de Gestão Ambiental na indústria naval apresentado para a disciplina de Gestão ambiental, do Centro Universitário Uniftec, ministrada pelo Prof. Carla Todero Ritter.

Caxias do Sul

2017

  1. Sumário

1.        INTRODUCAO        4

2.        MISSÃO, OBJETIVO, VALORES E METAS        5

3.        ENTRADAS E SAÍDAS DO PROCESSO PRODUTIVO        6

4.        CRONOGRAMA DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS        11

5.        Plano de Treinamento/ EDUCAÇÃO AOS colaboradores E COMUNIDADE        14

6.        COMUNICAÇÃO        18

7.        RISCOS, OPORTUNIDADES E AÇÕES CORRETIVAS        20

8.        SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS POTENCIAIS        22

9.        DOCUMENTAÇÕES DAS ETAPAS DO SGA        27

10.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        33

11.        BIBLIOGRAFIA        34



  1. INTRODUCAO

O cenário econômico mundial tem sofrido constantes modificações causando impactos nos vários setores da economia. O desenvolvimento de novas tecnologias, a concorrência global acirrada e os consumidores cada vez mais exigentes fazem com que as empresas tenham de se adaptar à nova realidade que se apresenta.

Muitas ações estão relacionadas à necessidade da implantação/ criação de novos padrões de retirada, produção e consumo de matérias-primas para que o desenvolvimento das atividades ocorra de forma sustentável, ou seja, aliando as questões socioeconômicas com a preservação ambiental.

Em grande parte, as exigências sobre as empresas, sobretudo em função do atendimento às legislações e a responsabilidade perante a comunidade as quais elas pertencem. Esses fatores passaram a ter valor estratégico para as empresas que, por sua vez, começaram a buscar o “enquadramento ambiental” como forma de aumentar seu desempenho financeiro, socioambiental e institucional, diferenciando-se dos concorrentes.

Com o objetivo de padronizar a implantação de sistemas de gestão nas organizações, foi criada, em 1946, a International Organization for Standardization (ISO), com a elaboração de normas técnicas para facilitar a coordenação e a unificação dos padrões industriais.

No Brasil o setor empresarial vem assumindo uma posição proativa no enfrentamento das questões ambientais, e a preparação das empresas para atuar nestas condições são a chave para o desenvolvimento sustentável no país. O comprometimento do setor empresarial está vinculado ao atendimento da legislação e a implantação de sistemas de gestão, principalmente o ambiental.

É com base nestes argumentos que se justifica a elaboração deste trabalho, onde será proposto um Sistema de Gestão Ambiental para um empreendimento: ECOSUB-Construtora de submarinos nucleares, ainda assim, como importante segmento de mercado, o Etaleiro ECOSUB, por concentrarem grande circulação de pessoas, dentre elas funcionários, e visitantes, poderão ser importantes instrumentos de conscientização de novas políticas de condutas não lesivas ao meio ambiente, se tornando exemplos de ética e comprometimento com o meio ambiente. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, visando atender aos objetivos estratégicos do empreendimento. Para alcançar o objetivo indicado.

  1. MISSÃO, OBJETIVO, VALORES E METAS

 Estabelecer a missão, objetivo, valores e metas de uma organização é estabelecer um caminho a seguir e um sonho a alcançar. Toda empresa que implanta um sistema de gestão da qualidade, define e divulga sua missão, objetivo, valores e metas, pois esta é uma maneira direta de dizer a todos os envolvidos, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros como a organização é conduzida.

2.1 Missão

Gerar valor econômico para nossos clientes através do gerenciamento de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde aplicado a seus ativos, projetos, produtos e processos, resultando em capacitação e certificação para operação, redução de risco e melhoria de desempenho.            

2.2 Objetivos

Produzir submarinos Nucleares integrando a prevenção dos impactos adversos ao meio ambiente, (Poluição atmosférica, hídrica, sonora, solo e visual) ao mesmo tempo maximizar a economia da sociedade, proporcionando produção mais limpa ecoeficiente.

Marketing: Atingir e manter de maneira lucrativa e ética uma participação de mercado de 40% ao longo dos próximos 3 anos”

Financeiros: Atingir e manter a liquidez corrente de 2:1 dentro de um período máximo de 6 meses– Reduzir em 30% as contas a receber, nos próximos 3 meses

Produção: Aumentar em 10% a produtividade da fábrica no período de 8 meses.

2.3 Valores da Empresa

Excelência: Buscamos permanentemente a satisfação dos nossos clientes e colaboradores com iniciativas de crescimento pessoal e profissional, em um ambiente de trabalho seguro e agradável.

  • Ética: Agimos de modo transparente e responsável em todos os relacionamentos com nossos clientes, colaboradores, parceiros de negócios e com a comunidade.
  • Inovação: Valorizamos atitudes empreendedoras que primem pela flexibilidade, determinação e simplicidade, investindo permanentemente em tecnologias de ponta adequadas ao porte de nossa empresa.
  • Responsabilidade Social e Cidadania: Respeitamos o meio ambiente em prol da qualidade de vida do planeta e assumimos nossa responsabilidade social com ações comunitárias e respeito ao ser humano.
  • Justa lucratividade: Acreditamos no lucro como um fator de desenvolvimento auto-sustentado da empresa e de segurança para nossa competitividade.

 

2.4- Metas

  • Prevenir, conscientizar a população e controlar situações que possam contribuir.
  • Ser uma empresa líder no seu ramo de atuação;
  • Implementar e difundir os “Princípios do Desenvolvimento Sustentável.
  • Maximizar a eficiência do uso da matéria prima, energia e tempo.
  • Utilizar materiais renováveis.
  • Gerenciar aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos;
  • Elaboração de estratégias para a prevenção de impactos à saúde humana e ao meio ambiente.

  1. ENTRADAS E SAÍDAS DO PROCESSO PRODUTIVO

 Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as empresas em geral possuem como metas atingir a máxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (760.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com