TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO ORCAMNETO NA GESTAO FINANCEIRA

Casos: A IMPORTANCIA DO ORCAMNETO NA GESTAO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  5.969 Palavras (24 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Desenvolvimento.................................................................................................... 4

2.1 Conceito de orçamento e sua importancia na organização 4

2.1.1 Demonstrações Contábeis............................................... 14

2.1.1.1.1Percentual de mortalidade das empresas 14

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A seguinte produção textual tem como objetivo mostrar a importância do orçamento para uma organização. A elaboração do planejamento das estratégicas da empresa e o orçamento é o importante instrumento que traduz, implementa, acompanha, estimula, motiva e controla ações. As informações obtidas através do planejamento orçamentário auxilia a aplicabilidade dessas ferramentas no processo gerencial de unidades de negócios na busca de seus objetivos econômicos -financeiros. Pode-se considerar que a missão e os objetivos econômicos estão diretamente relacionados com a sobrevivência das empresas no ambiente competitivo.Tendo o orçamento como ferramenta de gestão, as organizações conseguem elaborar estratégias de vendas, projetar metas de resultado, fazer orçamento de compras, controlar periodicamente suas despesas, controlar seu fluxo de caixa e traçar metas futuras, percebe-se que é extremante fundamental utilizar esta ferramenta. Segundo Zdanowicz (1984), no processo da implantação do orçamento empresarial, os gestores devem elaborar um programa com os passos a serem seguidos, com normas e procedimentos, para que se simplifique o processo. Assim com um conjunto de tarefas sendo executadas, irão alimentar as peças do orçamento.No contexto a seguir, abordaremos temas a respeito de vários contextos relevantes, junto ao orçamento, como as Demonstrações Contábeis, a Tributação e os Métodos Quantitativos utilizados.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO

O orçamento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência. Devido à globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimentos.

“[...] á medida em que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.” (PASSARELI; BONFIM, 2004, p, 11).

Atualmente, o planejamento nas empresas é uma ferramenta de gestão, que além de necessária para a tomada de decisão, evita o mau uso dos recursos, resultando na observação relevância do orçamento empresarial na otimização dos resultados.

O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos.

• CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento pode ser definido com ou m planejamento financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.

“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).

Os gestores possuem comprometimento com metas a serem atingidas, baseando-se no plano estratégico da organização. Quando esses compromissos não são seguidos, acabam estabelecidos e acompanhados na montagem do orçamento, pois facilita que possíveis desvios sejam evitados, tendo os gestores uma obrigação de expor suas atividades na empresa. Dessa forma, quando bem elaborado o plano estratégico, permite aos gestores conhecer os resultados e realizar os acompanhamentos necessários para que os mesmos sejam alcançados. Orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é por em pratica as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância sendo esse o principal beneficio da implementação do orçamento.

• AS VANTAGENS DO ORÇAMENTO PARA A ORGANIZACÃO

A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalização. Através da sistematização do processo de planejamento e controle, graças ao uso de orçamentos, introduz o habito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes, alem de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada e oportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condições externas (SANVICENTE, 2000, p. 23).

Outro aspecto importante na adoção de um orçamento global é o fato de que naturalmente é aplicado em partes, para a operação de toda a empresa, e isto força a todos os membros da administração interagir, fazendo com que reduza o envolvimento dos altos administradores com as operações diárias através da delegação de poderes. Assim, um programa orçamentário sempre será útil para qualquer organização independentemente de seu tamanho e de suas incertezas. Eis os principais benefícios:

1. O orçamento, formalizando suas responsabilidades pelo planejamento, obriga os administradores a pensar à frente;

2. O orçamento estabelece expectativas definidas que é a melhor base de avaliação do desempenho posterior;

3. O orçamento ajuda os administradores coordenar seus esforços, de forma que os objetivos possam ser atingidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com