TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS

Artigo: A IMPORTANCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  489 Visualizações

Que brincar é importante não é uma novidade. As crianças brincam e mesmo outros filhotes de animais o fazem, principalmente se forem mamíferos, como nós. Mas é interessante, sobretudo para professores, refletir sobre o que é o brincar e o porquê de ele existir, buscando conhecer o que há de novo sobre esse tema e relacionar esses conhecimentos com as nossas práticas pedagógicas.

Há também outro interesse em saber mais sobre o brincar: juntar argumentos mais atuais e objetivos às vagas justificativas empregadas por nós, educadores, para defender a brincadeira na escola e garantir o direito e o espaço-tempo para que crianças vivam a infância.

Explicando melhor a questão: pergunte a qualquer colega professor de educação infantil ou das séries iniciais do ensino fundamental se brincar é importante e ele, com certeza, responderá que sim. Questione, no entanto, o porquê disso e a resposta, muito provavelmente, será vaga e, em certos casos, bem pouco fundamentada do ponto de vista científico..

A criança aprende enquanto brinca, com jogos brinquedos e brincadeiras a criança é capaz de construir o próprio conhecimento, interage com o mundo e aceita a existência dos outros tornando- se mais sociável.

O ato de brincar possibilita o processo de ensino aprendizagem, e produz um amplo desenvolvimento nos aspectos físicos cultural, afetivo, emocional, cognitivo e de linguagem. Mas para que isso aconteça também é preciso que a criança explore o ambiente ao seu redor como uma pratica prazerosa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com