TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA INFÂNCIA

Por:   •  22/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA INFÂNCIA

  1. INTRODUÇÃO

A alimentação da criança, de 0 a 11 anos de idade, repercute ao longo de toda a vida sendo considerada um dos mais importantes fatores de desenvolvimento da saúde infantil. Por isso, é muito importante que a criança adquira os nutrientes necessários para sua formação integral: física, psíquica e motora. Nessa fase, é imprescindível a formação de bons hábitos alimentares, que continuem na vida adulta, uma vez que o estímulo ao consumo alimentar saudável e rico em nutrientes deve ocorrer desde os primeiros anos de vida.

Diante disso, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de abordar o tema, tendo em vista que hábitos provenientes da educação alimentar são capazes de diminuir os índices de obesidade e desnutrição que sejam decorrentes de uma alimentação infantil desequilibrada e pobre em nutrientes. Insta ressaltar que o papel da família e da escola são determinantes para a formação, o desenvolvimento e a consciência de práticas alimentares saudáveis.

OBJETIVO

O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a importância da educação alimentar na infância, tendo como objetivos específicos: descrever a importância da alimentação adequada na infância; abordar o papel da mídia na alimentação infantil e as consequências da má alimentação; e explicar os processos da reeducação alimentar na infância, ressaltando como pais e escola, além do profissional nutricionista são importantes nesse processo.

  1. A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA NA INFÂNCIA

Na primeira infância, ou mais precisamente, do nascimento até os dois anos de idade, conforme Menezes, Meirellest e Weffort (2011), o melhor alimento a ser ofertado para a criança é o aleitamento materno, que carrega em si os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, bem como para a formação do sistema imunológico.

De acordo com o Ministério da Saúde o aleitamento materno é importante nessa fase, pois evita mortes infantil, diarreia, infecções respiratórias, alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes, reduz a chance de obesidade, confere melhor nutrição, auxilia no desenvolvimento da inteligência, da cavidade bucal, promove vínculo afetivo entre a criança e a mãe, além de conferir melhoria na qualidade de vida de ambos. Para a mulher, a amamentação é importante na redução do câncer de mama, além de promover menores custos financeiros, quanto à saúde e à alimentação do bebê (BRASIL, 2009).

Além disso, conforme o Ministério da Saúde, muitas mulheres deixam de amamentar os bebês antes de completarem seis meses de idade, devido a fatores como “secar” o leite materno, as funções profissionais da genitora, dentre outros, o que pode trazer transtornos para a saúde da criança no futuro, agravando o risco de enfermidades envolvidas na infância (BRASIL, 2009).

A partir dos dois anos de idade até os quatro anos, apenas o leite materno já não é capaz de suprir as necessidades nutricionais na infância, necessitando de maior variedade de alimentos, que garantam a continuação do desenvolvimento e crescimento do infante. Nesta idade, são recomendadas pelo menos três refeições diárias, compostas por cereais, tais como, arroz, milho, pães, tubérculos como batata, inhame, cará, além de frutas, verduras e leguminosas, feijão e soja (DIAS, 2016). 

Nessa fase, é importante evitar gorduras, além de oferecer alimentos com moderação na quantidade de sal. Ademais, o consumo excessivo de açúcar também não é recomendado, pois favorece o acúmulo o surgimento de patologias, tais como, o diabetes mellitus (WEFFORT; GIUGLIANI, 2013).

Já dos 4 aos 11 anos de idade, a alimentação da criança deve continuar diversificada, contudo, visto que ela está em idade escolar, é necessário que os lanches no âmbito educacional também sejam parte da rotina alimentar ofertada pelos pais em domicílio. Como menciona Souza (2014, p.14):

Desta forma, nota-se que ofertar alimentos adequados à criança também na escola é de extrema importância, uma vez que, as crianças ainda não têm poder de escolha sobre o que comer e, ao ver educadores e colegas se alimentando com alimentos saudáveis, aprende a comer bem uma variedade de alimentos (TORRES; TORRES, 2012). 

Sobre isso, Dias (2016, p.5) versa que:

Os pais ou familiares desde do primeiro momento de vida das crianças deveriam introduzir o conceito de alimentação saudável na vida da criança, a qual se inicia com aleitamento materno e perpetuando com alimentação complementar após os seis meses e seguindo com alimentação variada garantindo os diversos grupos alimentares. Tal fato é essencial para um adequado crescimento e desenvolvimento, além de prevenir problemas e agravos futuros e promover saúde através de uma vida saudável e boa qualidade de vida.

  1. AS CONSEQUENCIAS DA MÁ ALIMENTAÇÃO NA INFÂNCIA E O PAPEL DA MÍDIA NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL

  1. CONSEQUÊNCIAS DA MÁ ALIMENTAÇÃO NA INFÂNCIA

Um dos principais malefícios da alimentação inadequada, principalmente quando da ingestão demasiada de gorduras, diz respeito à obesidade. De acordo com Menezes, Meirellest e Weffort (2011), a alimentação infantil rica em gorduras é uma realidade mundial atual, que, baseada em fast foods, em tradução livre, refeições rápidas, como hamburgueres, batatas fritas, salgados, pizzas, excluem quase que completamente fontes alimentares naturais, como verduras, legumes e frutas, e, consequentemente, nutrientes necessários ao desenvolvimento infantil, além de elevar o peso ponderal da criança já na infância.

A obesidade infantil, além do peso corporal acima do ideal, pode causar outras enfermidades que podem ser até fatais para o indivíduo, como o diabetes e a elevação do colesterol, que podem não apresentarem-se na infância, e sim na vida adulta, trazendo diversos prejuízos para o indivíduo (DIAS, 2016).

3.2 O PAPEL DA MÍDIA NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Hodiernamente, a mídia possui grande influência na vida das pessoas. Com as crianças cada vez mais conectadas a essas mídias, principalmente, televisiva e internet, acabam sendo influenciadas em seus hábitos por marcas que almejam vender seus produtos para crianças, especialmente, pela indústria alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (584.4 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com