TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especificidades de a Educação Alimentar e Nutricional

Por:   •  5/10/2016  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: Especificidades de a educação alimentar e nutricional: o gosto, o desejo, a cultura

O texto é dirigido ao profissional nutricionista, partindo de uma breve explanação da promoção da alimentação saudável. Explicando como o profissional pode abordar incentivar, orientar determinados grupos que necessitam da ajuda do nutricionista.

As estratégias utilizadas constituem-se de orientações, aulas, palestras demonstrações onde são ensinadas procedimentos a alimentação considerada saudável segundo especialistas. A forma de transmissão dos conhecimentos desse profissional, ao publico com que se dirige é muito importante. O papel do educador diante uma palestra por exemplo é ser provocativo, desafiador, despertando a curiosidade do publico que deseja atingir. E com isso levar as pessoas a buscarem por si as respostas.

A promoção da alimentação saudável tem a proposta de potencializar a saúde, o bem estar e a qualidade de vida. Como uma nova forma de pensar em saúde.  O ensino de nutrição deve provocar o pensamento reflexivo gerando uma nova percepção de suas próprias praticas e atitudes acerca da alimentação. Uma busca ativa de mudança no modo de pensar e de enfrentar os problemas.

O educador alimentar precisa ter muito claro que esta lidando com pessoas, cujas dimensões físicas, psíquica, social, cultural e espiritual fazem parte de um todo. Buscar a integração e a harmonização, para que o sujeito possa superar os desafios.  O dialogo entre educador e educando implica em acolher com humildade, ou seja, escutar, conversar, dialogar.

No campo da nutrição deve-se pensar em como promover praticas alimentares saudáveis na população, como lidar com problemas alimentares diferentes situações. Buscar ouvir, porque para se ensinar é preciso saber compreender a situação.  É preciso formar o educando em nutrição trazendo a consciência e intencionalidade como educador em relação às pessoas e a inserção sua e delas nos grupos e sociedade. Onde é preciso investir em reflexão filosófica e munir de estratégias para facilitar o desenvolvimento do trabalho especifico.

O importante que durante a formação seja os futuros nutricionistas devem analisar sua própria alimentação e seu desempenho como educador. Aprimorando sua percepção de todas questões para estarem aptos a analisar as praticas alimentares de outras pessoas.

FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Resenha: Especificidades da educação alimentar e nutricional: o gosto, o desejo, a cultura

Daniele dos Santos de Souza

Resenha apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Educação Nutricional do curso de Nutrição, das Faculdades Integradas Espírita.

Profº. Dr. Tatiane Winkler Marques Machado

CURITIBA

2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com