TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NA REDUÇÃO DO CUSTO E DO TEMPO DE ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE DESASTRES NATURAIS: ESTUDO DE CASO

Por:   •  26/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NA REDUÇÃO DO CUSTO E DO TEMPO DE ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE DESASTRES NATURAIS: ESTUDO DE CASO

RESUMO

Este trabalho refere-se ao estudo das operações logísticas humanitárias do MSF Internacional e Brasil, e propõe analisar a logística interna envolvida nos processos de atuação, em prover atendimento médico e ajuda humana às pessoas atingidas por catástrofes sendo naturais ou não. O estudo foi desenvolvido a partir do levantamento da literatura com relação ao assunto, envolvendo as variáveis do problema e foi completado pelo estudo de caso específico. Observou-se que a aplicação da logística na gestão das operações internas é fundamental, porque tem como consequência a redução no tempo de atendimento, a redução dos custos operacionais e, o mais importante, na diminuição do sofrimento humano das vítimas.

PALAVARAS–CHAVE: MSF – Médico sem Fronteiras. Logística Humanitária.  Atendimento Médico.

ABSTRACT

This work refers to the study of humanitarian logistics operations of MSF (Médecins Sans Frontières) International and Brazil, and proposes to analyze the internal logistics involved in the processes of action, to provide medical care and humanitarian assistance to victims of disasters being natural or not. The study was developed from a literature review on the subject, involving the variables of the problem and was completed by the specific case study. It was observed that the application of logistics in the management of internal operations is fundamental, as it has the consequence of reducing the time of service, the reduction of operational costs and, most important, in reducing the human suffering of these victims.

KEYWORDS: MSF - Doctor Without Borders. Humanitarian Logistics. Medical care.

  1. INTRODUÇÃO

Desastres podem ser definidos como eventos súbitos e calamitosos que interrompem os afazeres de uma sociedade ou comunidade e podem resultar em mortos e feridos (Cruz Vermelha, 2012). As vítimas de desastres naturais no mundo vem aumentando a cada década segundo uma pesquisa da ONU (2016). Conforme Gonçalves (2011) determinados eventos como tsunamis, furacões, terremotos, tem posto em evidência a logística humanitária.

O propósito da logística humanitária é a minimização do sofrimento das populações que estão em estado vulnerável, é importante enfatizar que a falta de infraestrutura é um grande desafio: onde se destaca o impedimento de passagem (chegada e saída de socorristas; voluntários; pessoas).

Atualmente existem inúmeras instituições tais como MSF que se movem para auxiliar populações atingidas durante catástrofes.

MSF é uma instituição civil sem intenção de lucros, de caráter social e humanitário, constituída em 22 de dezembro de 1995 e MSF Brasil é uma instituição civil sem intenção de lucros, de caráter social e humanitário, constituída em 05 de maio de 2011.

MSF International tem como objetivos, na medida das suas disponibilidades em recursos humanos, oferecer auxílio nos eventos com máxima prioridade em regiões de difícil acesso onde não há unidade de atendimento médico ou  sistema público de saúde inexistente.

Na implementação dos processos logísticos visa-se agilizar a  maximização do atendimento às vítimas para isso a organização envia um grupo de assistentes para à região atingida com o propósito de analisar os acontecimentos, averiguar as emergências médicas e nutrimentais, sistemas de serviços públicos, estrutura das construções e do local, junto com essas perguntas indagadas utilizam-se alguns modelos matemáticos que, junto com suporte de Pesquisa Operacional, podem ser aplicados na solução destes problemas e , assim, auxiliar na tomada de decisão para implementação e agilização do processo.

A organização dispõe de  quatro núcleos operantes  de logística, que encontram-se espalhados por todo o mundo de forma a auxiliar as áreas necessitadas.

Neste contexto, o objetivo deste artigo é analisar a logística interna envolvida no processo de atuação do MSF, em prover atendimento médico e ajuda humanitária a quem sofre com os  desastres naturais.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Os desastres naturais ocorrem em todos os continentes do planeta e suas vítimas precisam ser socorridas. A organização MSF se destaca nesta área. Para atender as populações necessitadas a MSF articula médicos voluntários do mundo todo e os direciona às regiões críticas para que façam o atendimento à população atingida pelo desastre natural. Neste contexto, o problema que se coloca é o seguinte:

“No deslocamento de médicos e demais agentes da área de sáude, na movimentação de suprimentos médicos e nutricionais, em direção às regiões afetadas pelas tragédias da natureza, qual é a contribuição da logística humanitária na otimização do processo de deslocamento de profissionais, atendimento à população atingida?”

  1. HIPÓTESE

A hipótese da pesquisa é:

“Se a logística humanitária for utilizada como variável interveniente na relação de causa e efeito entre o desastre natural e o atendimento às vítimas, o tempo entre o pedido de socorro e o atendimento diminui, com consequente redução de custos e com melhoria da qualidade de vida das populações atingidas.”

2. JUSTIFICATIVA

Um dos pontos fundamentais para a eficácia no socorro das vítimas é a atuação do MSF e de outras instituições de auxílio humanitário, pois sempre há uma omissão do poder público.

Fazendo uma comparação da atuação do MSF com outras organizações humanitárias em situação de crise como terremotos, tsunamis, desastres naturais ou não, guerras, percebe-se o quão são parecidas as operações nas organizações. A atuação dessas organizações se faz necessária pois qualquer situação de crise pode intensificar a instabilidade das políticas locais gerando problemas maiores, em toda operação humanitária há divergências políticas, cabe então as organizações manterem a sua neutralidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (550 Kb)   docx (417.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com