TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE SER UM PEDAGOGO.

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DE SER UM PEDAGOGO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DE SER UM PEDAGOGO.

Introdução

Como falar de pedagogo, sem antes mencionar que a pedagogia é ensino, sendo que para muitos pedagogos ela esta relacionada ao modo de ensinar.

O curso de Pedagogia é o curso de formação de professores da Educação Básica, ou seja, Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e formação de professores em nível de Ensino Médio.

Sendo assim a Pedagogia é a Ciência da Educação, apontada para a possível construção da identidade profissional do pedagogo, sendo assim cabe ao pedagogo ensinar e mobilizar as diferentes áreas do conhecimento, para fazermos uma educação com qualidade.

Desenvolvimento

Tendo em vista que a Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização, a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões. Pensa-se educação como um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, a partir do contexto familiar e social.

Por tanto a faculdade de Pedagogia tem por finalidade formar Pedagogo, sendo assim, o pedagogo é aquele que ensina e que sabe empregar a pedagogia.

O pedagogo deve ser capaz de responsabilizar-se, como professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, conforme determina a legislação vigente. Seu objeto de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor, na operacionalização do projeto político-pedagógico da escola.

Cabe ao pedagogo exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso, ele precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola, sabendo promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, conferindo-lhe ânimo para romper com a rotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos.

Bem assessorado pela liderança de um bom pedagogo, o professor inova com criatividade e segurança, sem se sentir sozinho na construção da própria competência pessoal e profissional. Pode contar sempre com a parceria de alguém capaz e disponível.

O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência.

Para bem atuar no enfrentamento de suas funções no cotidiano da escola, é necessário saber com muita clareza o que é essencial, o que é importante e o que é acidental. Mas não basta só saber. É preciso querer e priorizar fazer só o que é necessário a cada momento.

O pedagogo realmente competente só tem tempo para o que é essencial em seu campo de atuação. Ele deve procurar executar a essencialidade com muito esmero, dando atenção aos detalhes, garantindo o sucesso em tudo na primeira investida, evitando o desperdício de esforços e de tempo, agindo como estimulador cultural, criando condições necessárias à conquista de melhores resultados operacionais, vencendo, uma a uma, as amarras do tradicional em seu trabalho, sem medo de errar, evitando ser um tarefeiro, pau para toda obra ou fiscal do desempenho do professor.

A sociedade moderna apresenta demandas de caráter social e educacional promovidas pelos efeitos do sistema capitalista e da globalização que ultrapassaram os limites formais do espaço escolar. Antes, via-se apenas a relação existente entre educação e escola; hoje, na contemporaneidade, essa visão mudou, abriu-se para o entendimento da sociedade, com um leque de possibilidades da educação também em espaços não escolares.

O pedagogo, diante desse novo paradigma, numa sociedade em constante processo de transformação, é o profissional que, a cada dia mais, se enquadra para exercer essa função de transmissão do conhecimento, “ocorrendo em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades.” (LIBÂNEO, 2004, p. 26). Portanto, ele precisa estar preparado para os desafios do mundo diversificado, sobretudo com as mudanças bruscas do sujeito social motivadas pelo surgimento das novas tecnologias e pelos efeitos da economia.

Segundo Libâneo (2004, p. 28).

O mundo assiste hoje às intensas transformações, como a internacionalização da economia e as inovações tecnológicas em vários campos de saberes. Essas transformações levam à mudança no perfil desses diversos profissionais, afetando os sistemas de ensino.

Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não se torna uma profissão muito atraente, e realmente não é. Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão abaixo da inteligência do ser humano. Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.

As pessoas perderam-se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito triste, pois este é o mundo dos nossos filhos, crianças que irão crescer e tornar-se adultos. Adultos em um mundo muito poluído de idéias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com