TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO

Artigos Científicos: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO

REFLETINDO AS DIFERENÇAS ENTRE PROFESSOR E PEDAGOGO

BEBEDOURO - SP

2013

PORTIFOLIO

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO

REFLETINDO AS DIFERENÇAS ENTRE PROFESSOR E PEDAGOGO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Psicologia da Educação II, Comunicação e Linguagem, Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais.

Profs. Vilze Vidotte, Carlos Eduardo, Juliana Fogaça, Fábio Luiz

Tutora eletrônica: Zuleica Rodrigues da Costa Thomaz

Tutor(a) de sala:

BEBEDOURO - SP

2013

PORTIFOLIO

INTRODUÇÃO

Educar os filhos, na Grécia antiga era função da família para a formação de caráter da criança. Uma segunda educação era dada pelos paidagogos, que eram escravos das famílias e as acompanhavam aonde iam e cuidavam das crianças enquanto os pais passeavam e se divertiam. Ainda na Grécia, quem educava os filhos dos mais afortunados eram os filósofos que lhes ensinavam a retórica e educação física. (COELHO, s/d)

Nos dias atuais, o pedagogo proporciona o primeiro contato das crianças para com a educação formal, proporcionando-as a vivência de uma primeira experiência em vida com uma sociedade que se dá ao espaço escolar.

Esse profissional da educação é que tem nas mãos a responsabilidade de dar a primeira formação para os futuros cidadãos da sociedade e assim dar continuidade no ciclo que é a vida, mesmo em muitas das vezes não atuando diretamente nas salas de aula.

DESENVOLVIMENTO

Não apenas ensinar é função do pedagogo, mas também como organizar a sala de aula e o ambiente escolar para que a criança se sinta bem acolhida e se encontre em um espaço que lhe proporcionará um letramento e uma alfabetização melhor, desenvolver projetos temáticos para sanar dificuldades ou mesmo para conscientizar as crianças sobre tais temas que são importantes para uma vida em sociedade tanto dentro quanto fora da escola.

O trabalho do pedagogo não se dá exclusivamente com o aluno, mas também com a equipe escolar, o corpo docente. Não é apenas lecionar as disciplinas, mas sim proporcionar soluções para dificuldades que outros educadores encontram com situações do cotidiano e barrar possíveis acontecimentos negativos que venham a prejudicar a continuidade do seu trabalho e a progressão da sala de aula.

O professor pedagogo mesmo não atuando dentro da sala de aula tem a função de educar tanto quanto ao pedagogo que atua dentro da sala de aula. Essa educação surge na elaboração do Projeto Político Pedagógico da instituição onde ele, em conjunto com a equipe escolar e o corpo docente elaboram esse projeto de delineia o rumo que a escola deve seguir para alcançar as metas traçadas durante o ano.

Sabendo que há uma vasta diferença entre professor e pedagogo podemos assim relacionar os dois cargos em uma hierarquia onde o pedagogo educa formalmente fazendo com que o educando reflita, pense e se torne crítico e consequentemente o educa informalmente enquanto o professor só emite a informação que o aluno precisa para resolver alguma situação problema que só diz respeito ao espaço escolar em sua maioria. (SANTOS, s/d)

Ainda é incumbência do professor pedagogo pensar no currículo da escolar, pensando no calendário escolar com todos os feriados, festas e eventos, provas, reuniões de pais, reuniões de professores, pensar na distribuição das aulas para que essas não fiquem maçantes para o aluno, para que ele aproveite e abstraia o máximo de informação para um bom aprendizado.

[...] Na análise do processo de formação profissional há que se considerar que ele ocorre num contexto de uma determinada forma de organização do trabalho pedagógico que, antes de ter uma origem em si mesma, preserva nexos muito fortes com a organização social mais ampla. (VEIGA, 1997, p.38)

O processo de formação do pedagogo lhe permite atuar nessas áreas educacionais acima citadas e em muitas outras. Sua formação completa e bem aproveitada o torna capaz e apto a atuar com firmeza e clareza diante de situações complexas.

É o curso de Pedagogia, curso de educação, que proporciona ao professor pedagogo esse fio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com