TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSIÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO EM EAD PARA FORMAÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

Por:   •  17/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.408 Palavras (14 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA: A PROPOSIÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO EM EAD PARA FORMAÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

PROJETO DE PESQUISA

CURITIBA

2015

1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Observa-se, por esforços de algumas áreas de conhecimento, o interesse de se operacionalizar as premissas sobre a educação de adultos, formação profissional e educação corporativa. No entanto, pouco se analisa em termos de perfil e estruturas pedagógicas adequadas à aprendizagem no ambiente organizacional, especialmente na modalidade EAD, que é atualmente uma tendência em formação organizacional dentro dos setores de desenvolvimento de pessoas e universidades corporativas. Normalmente, a Educação Corporativa em organizações, utiliza a EAD sem apoio de Tutoria Presencial, o que causa desistências, má formação profissional e decepção com o modelo.

A educação corporativa é um tema relativamente recente, seja em empresas ou Instituições de Ensino; a obra “Educação Corporativa”, de Jeanne Meister, lançada em 1999, é considerada um marco do conceito na Administração e na última década tem demonstrado avanços em relação a setores de desenvolvimento de pessoas tradicionais, não só pelo fato de vincular as necessidades de desenvolvimento humano às estratégias organizacionais, mas também por buscar uma equação sustentável nessa relação. Embora esse avanço já se mostre significativo para a sustentabilidade organizacional, ainda há muito a ser explorado em termos de resultados significativos dos investimentos de recursos financeiros e humanos nos projetos (MORAES, 2012).

Os modelos de aprendizagem organizacional constituem um dos vetores dessa análise e têm valor substancial no processo de desenvolvimento de projetos de educação corporativa de resultados. Somando-se a isso, a educação a distância com apoio de Tutoria Presencial, entra como modalidade alternativa e tendência educacional a ser estimulada nas organizações, pelo desenvolvimento de competências especiais para o estudo, como proatividade, pesquisa e gerenciamento de tempo.

Segundo Eboli (2010), com um olhar mais atento é possível notar o potencial de delinear uma aliança entre a prática na educação corporativa e a aprendizagem organizacional, formando modelos pedagógicos mais adequados e focados na sustentabilidade organizacional e no desenvolvimento de competências humanas, que resultarão em estratégias organizacionais benéficas para a sociedade, economia e o meio ambiente, além de proporcionar maior sinergia entre os interesses organizacionais e sociais, sendo assim, essa análise está compreendida na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, entendo que os ambientes de aprendizagem extrapolam os muros das escolas, e que muitas vezes, a melhor chance de formação profissional acontece dentro dos ambientes de trabalho.

2 OBJETIVOS

Este pré-projeto se apresenta com a indicação dos seguintes objetivos de pesquisa.

2.1 OBJETIVO GERAL

  • Propor uma estrutura analítica que permita maior compreender modelos pedagógicos a distância que façam a articulação necessária à formação profissional, utilizando apoio de Tutoria Presencial.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar, a partir de diferentes teorias da aprendizagem, considerações relacionadas a modelos pedagógicos andragógicos organizacionais que realmente mobilizem competências organizacionais;
  • Identificar a realidade da aprendizagem dentro das organizações e os elementos que formam o perfil do “aluno” organizacional;
  • Identificar a existência de interfaces teóricas que permitam inter-relacionar aprendizagem organizacional, educação corporativa e educação a distância;
  • Elaborar uma estrutura analítica que permita melhor compreender o modelo pedagógico adequado à educação corporativa na modalidade EAD, utilizando tutoria presencial.
  • Analisar as organizações a partir da estrutura analítica proposta e identificar divergências, convergências, limitações e avanços em relação à literatura disponível sobre aprendizagem organizacional, educação corporativa e educação a distância.

3 METODOLOGIA

A pesquisa a ser desenvolvida é caracterizada como exploratória e descritiva. Exploratória por objetivar conhecer as características de um fenômeno para procurar, em um momento posterior, explicações de suas causas e consequências. E descritiva por desejar descrever as características de um fenômeno (RICHARDSON, 2008).

A realização da tese em proposição envolverá etapas qualitativas e quantitativas. Qualitativa por não pretender numerar ou medir unidades homogêneas e por ser, de acordo com Richardson (2008), a forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social. E quantitativa por empregar quantificações nas modalidades de coleta de informações e seus respectivos tratamentos por meio de técnicas estatísticas (RICHARDSON, 2008).

O Portal da Educação Corporativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, define três etapas da educação corporativa em empresas brasileiras, a saber:

  • Qualificação Profissional: são empresas que não possuem práticas de educação corporativa, apenas realizam capacitações de formação técnica direta;
  • Prática de Educação Corporativa: são empresas que já atuam com educação corporativa, mas não chegaram a constituir uma universidade corporativa.
  • Universidade Corporativa: representa a consolidação da prática de educação corporativa na empresa, além das características de prática de EC, para ser considerada uma universidade corporativa, a prática deve envolver a criação de uma unidade física com uma ampla gama de cursos e atividades de treinamento, qualificação e formação de pessoas (público interno e externo da empresa) de níveis e modos de ensino distintos, com estratégias operacionais de educação distintas e coordenadas, podendo, inclusive, constituir em uma unidade de negócio da empresa (PORTAL EDUCOR, 2012).

Somente esse critério não será suficiente para a delimitação da amostra, pois não existem empresas suficientes cadastradas no Portal, para tanto, comporão essa pesquisa as empresas participantes do Ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar – Edição Brasil, promovido pela empresa de pesquisa Great Place to Work (GPTW), que se classifiquem em cada uma das duas últimas etapas definidas pelo Portal da Educação Corporativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, bem como sejam pertencentes aos setores secundário e terciário da economia brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (445.4 Kb)   docx (142.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com