TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências do Tutor em EAD

Por:   •  15/1/2017  •  Dissertação  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Competências do  tutor

         A modalidade de ensino a distância requer adaptações tanto por parte do aluno quanto do professor porque ela estabelece um rompimento do espaço-temporal e da tradicional relação presencial. O aluno assume um papel mais autônomo e independente e o tutor é o elemento de transição fazendo a ligação na relação professor / aluno. Como orientador, sua principal competência é acompanhar a vida acadêmica do aluno, apontando caminhos e encontrando em parceria, soluções para problemas. Para agir como agente facilitador do conhecimento, ele deve estar inteiramente integrado aos conteúdos e metodologias, matérias e atividades e estar consciente da realidade, limitações e principalmente do potencial dos alunos.  Com o objetivo de despertar no aluno a motivação e interesse desejáveis, o tutor deve apresentar competências para o sucesso do curso, algumas das quais veremos a seguir.

A competência administrativa e organizacional está relacionada à organização da classe virtual, definição dos calendários e objetivos do curso. Organiza o agendamento do curso e acompanha o aprendizado dos alunos, coordenando o tempo para o acesso ao material e a realização de atividades. Ele também atua mediante o agendamento de atividades do curso, acompanhando o tempo de resposta e avaliação constante de sua prática e da participação dos alunos.

Na competência social que significa facilitação educacional; ele faz o contato inicial com a turma. Desperta a reação daqueles que não se expõem com facilidade em um ambiente virtual mantendo trabalho colaborativo em equipe e criando assim um ambiente favorável para a aprendizagem. O tutor se torna responsável por gerar um sentimento de turma em uma classe virtual.  Ao facilitar e dar espaço aos aspectos pessoais e sociais do grupo sua competência é incentivar e reconhecer as contribuições dos alunos e com isso propiciar o desenvolvimento da  autonomia e  autoestima da turma.

A  competência pedagógico e intelectual está relacionada ao trabalho de elaborar atividades, incentivar a pesquisa, fazer perguntas, avaliar respostas, relacionar comentários discrepantes, coordenar as discussões, sintetizar os seus pontos principais e estimular o pensamento crítico da turma. Ele também deve preparar um diagnóstico do perfil da turma, avaliação do material didático-pedagógico com o objetivo de apresentar melhorias contínuas dos padrões de ensino e aprendizagem.

A competência tecnológica permite que o tutor preste auxílio aos alunos na interpretação do material visual e multimídia. Nem sempre o aluno possui pleno domínio das tecnologias e cabe ao tutor no desenvolvimento dessa competência    oferecendo o suporte necessário para sua autonomia tecnológica.

         Com a habilidade em desempenhar essas competências, utilizando ferramentas tecnológicas de fácil acesso e conteúdos estruturados de forma didática correta, o efetivo desmpenho do tutor vai gerar interesse e motivação nos alunos garantindo o sucesso do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com