TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  23/4/2018  •  Resenha  •  3.142 Palavras (13 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

INTRODUÇÃO [pic 11][pic 12]

É fundamental conhecer a intervenção pedagógica da educação física escolar com a utilização de métodos de avaliação voltados para o aprimoramento do método de ensino como um todo.

O desenvolvimento desta produção textual tem por objetivos verificar quais abordagens e métodos pedagógicos de avaliação voltados para a Educação Física Escolar são usados pelos professores, assim como os motivos pelos quais os professores adotam estes métodos.

Também tem por objetivo a criação de um método de avaliação que possa ser utilizado durante as aulas de Educação Física na Educação Básica refletindo quanto as possibilidades de exercícios utilizados para o desenvolvimento de situações de jogo, das capacidades e habilidades esportivas. Refletir ainda sobre como o professor de Educação Física utiliza os dados provenientes dos métodos de avaliação para aprimorar o método de ensino.

Para tal, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Egídio Bordoni, onde foram entrevistados os professores Bruna e Guilherme, ambos, professores de Educação Física que relatam sobre suas vivências em sala de aula junto a alunos na aplicação de métodos de avaliação nas aulas de educação física.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

É fundamental a constante análise e reflexão sobre a necessidade de se utilizar metodologias e diversidades adequadas de modo a permitir correta avaliação do desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos desde a educação infantil. Sobre isso, Bratifische (2003, p. 78) explica que

A avaliação escolar tem se modificado no decorrer dos anos, em consequência das mudanças estruturais na sociedade, das alterações no comportamento humano, dos avanços tecnológicos, entre outros fatores. Portanto, avaliar em educação é reconhecer, diagnosticar, desenvolver e valorizar a expressão individual, a cultura própria e a manifestação de afetividade, como um meio para a aprendizagem e formação integral do educando.

Isso acontece porque o diagnóstico é o principal objetivo da avaliação, uma vez que ajuda a detectar as dificuldades da aprendizagem, suas possíveis causas e quando compreendido, se torna um processo que contribui significativamente para a educação, tornando a aprendizagem do aluno mais substancial.

Segundo os PCNS (2000) a escola surge como um lugar de aprendizagem formal, de socialização do conhecimento, onde diante da visão da atual sociedade brasileira, a escola teria o papel de preparar o cidadão para o exercício de determinadas funções sociais mais imediatas, desenvolvimento de aptidões necessárias para a realização de uma determinada função dentro de um sistema de produção e promoção do acesso às informações que potencializem essas aptidões.

Também caberia a ela, nessa visão política, o papel de promover condições favoráveis para que se assegure o direito de cada cidadão ao acesso a iguais oportunidades.

O processo de avaliação continua praticamente a mesma coisa que antigamente, a metodologia de educação não mudou muito em relação ao passado, porém, uma vez que se está constantemente estabelecendo comparações entre coisas e valores diferentes (ou semelhantes), a avaliação está sempre nas atividades humanas, obrigando as pessoas a fazerem escolhas, nem sempre fáceis.

Portanto, dentro do ambiente educacional não é nada diferente, a avaliação ocupa um lugar de destaque, sendo que alunos, professores e as próprias instituições também estão sendo avaliadas. Mas quanto

Na educação física, tanto a finalidade quanto a contribuição não são diferentes, pois a avaliação é também um diagnóstico feito no intuito de identificar as possíveis falhas no processo de ensino-aprendizagem, e por isso algumas mudanças vem ocorrendo no campo da avaliação em educação física, onde:

Durante anos a avaliação destinou-se a selecionar e rotular alunos. Expunha, apontava sucessos e fracassos, causava danos irreparáveis a aprendizagem do aluno. A avaliação era feita somente no final de um período predeterminado pela instituição, comprometendo, assim, todo o processo de aprendizagem, descartando as possibilidades de recuperação. Vivemos novos tempos, mas ainda encontramos profissionais que se encaixam neste perfil de avaliador. (BRATIFISCHE, 2003, p. 81)

Na verdade, a avaliação e diagnóstico na educação deve ser uma ação indicativa, pois é preciso informar, expor tanto a alunos como a professores a presença ou ausência de conhecimento, permitindo a ambos se situarem diante das situações ali apresentadas.

O que por sua vez inclui de fato a educação física, já que esta consiste em um componente curricular da educação básica, devendo de fato assumir a tarefa de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal do movimento, contribuindo na formação do cidadão que vai “[...] produzi-la, reproduzi-la e transforma-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e danças, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade de vida.”. (GUEDES, 2006, p. 27)

A avaliação se torna necessária a partir do momento em que aprender habilidades motoras e desenvolver capacidades físicas não são o suficiente, pois o aluno precisa ir além, precisa mais que aprender um esporte coletivo em seus fundamentos técnicos e táticos.

Ou seja, o aluno deve aprender também a se organizar socialmente de modo a poder praticar tal esporte, compreendo suas regra e principalmente a entender que precisa respeitar os adversários, encarando os mesmos como companheiros de jogo e não rivais ou inimigos, permitindo assim um competição esportiva saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com