TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imagem Pessoal

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

AURORA BOMFIM SILVA SOUZA

SAÚDE, ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

Itabuna-Bahia

2013[pic 3]

[pic 4]

AURORA BOMFIM SILVA SOUZA

SAÚDE, ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior Técnico Estética e Imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Estética e Imagem Pessoal, Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia, Ética, Política e Sociedade, Biossegurança em Centros de Estética e Seminário Temático.

Orientadores: Profs. Luciane Barbosa, Poliana de Almeida Milreu,Vânia Aparecida Terra Malachias, Marcia de Almeida Bastos, Marcos Antônio Amaral e Heloísa Maria Elaine Licha Coutinho.

.  

Itabuna-Bahia

2013


SUMÁRIO[pic 5]

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO

Os profissionais em estética com formação acadêmica devem estar preparados para prestar serviços que envolvem bem estar, trato com a pele, sugestão de produtos adequados aos diferentes tipos de pele, tratamentos corporais ajudando a melhorar a silhueta, imagem pessoal e proporcionar melhora da auto estima do cliente. Assim, os seus conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação o habilitam não somente para os tratamentos corporais, faciais e capilares, mas, sobretudo para que possa avaliar adequadamente seu cliente e ajudar tanto na composição de sua imagem pessoal adequando-a a seu estilo, características pessoais e personalidade como na oferta de tratamentos adequados a cada individuo de modo a proporcionar o bem estar tanto na saúde física como psicológica.

DESENVOLVIMENTO

Desde as eras mais distantes ouve-se falar na existência de uma consciência de estética, a qual se encontra ainda hoje preservada na arte primitiva e representada nas esculturas antigas, onde cada registro expõe os padrões e o ideal de beleza de cada época demonstrando que mesmo entre os povos mais antigos já havia uma preocupação com a imagem tanto em relação às vestimentas quanto ao uso de acessórios e produtos de tratamento e maquiagem. Com isso podemos constatar que essa busca por melhoramentos da imagem tem evoluído de modo significante, principalmente nos dias atuais com a globalização e a grande influência midiática.

Houve décadas em que os padrões de beleza apresentados pelos meios de comunicação se tornaram modelos a serem seguidos aos quais muitas pessoas a todo custo buscavam se adequar. Mas com a evolução dos tempos a beleza passa a aliar-se ao bem estar, pois as pessoas começaram a buscar melhoramentos que vão além do físico e da aparência e procuram melhorar também a autoestima. Assim, quando um cliente procura um centro de estética quer encontrar ali serviços de qualidade que atenda aos seus anseios.

Nesse sentido, o profissional de estética com formação acadêmica estar preparado para oferecer serviços que envolvem tanto a estética como o bem estar na saúde física e psicológica. Desse modo, mais que em outra profissão, exige-se do profissional da estética e da beleza cuidados específicos que são essenciais para quem deseja alcançar sucesso no mercado de trabalho, que estão relacionados à sua imagem pessoal, conduta e postura profissionais.

A postura e linguagem pessoal dizem muita coisa sobre nós, devemos nos                                comportar com elegância dentro e fora do ambiente de trabalho, a maneira como nos sentamos, o tom de voz, gesticulações e todo o sinal que representa nossa personalidade são importantes e precisam ser cuidados (BABOSA, 2012, p.152).

Prestar serviços de bem estar, beleza da pele e do corpo e melhoramentos na imagem pessoal exige uma postura profissional que assegure ao cliente um atendimento adequado e serviço de qualidade. Para tanto a conduta ética do profissional é primordial para que o cliente sinta segurança tanto no estabelecimento como no profissional que estar prestando o atendimento. O profissional que preza pela conduta ética perante seus clientes conquista sua confiança e fidelidade e ao estender essa conduta perante os colegas promove a harmonia e equilíbrio no ambiente de trabalho e assegura credibilidade ao estabelecimento.

Todos os cuidados atribuídos ao profissional de estética são essenciais para que possa prestar um atendimento adequado a cada indivíduo, considerando estilo, personalidade e características físicas individuais, pois o trabalho do esteticista não se restringe apenas a estética e beleza envolve também o psicológico daqueles que buscam nos centro estéticos soluções que também os ajude a ser mais confiante e seguros consigo mesmos diante das demandas diárias tanto na vida profissional como pessoal.

Portanto, o profissional de estética precisa ter consciência dos cuidados elementares inerentes à sua aparência que são de grande relevância na construção da imagem pessoal para uma boa atuação no mercado de trabalho. É muito importante o cuidado com os cabelos, trato com a pele e unhas, maquiagem discreta e perfumes suaves. A vestimenta deve ser adequada sempre respeitando, idade estilo, características físicas e personalidade e observando o comprimento. A educação, a cortesia e bom humor também são atributos indispensáveis que agregam valor ao conjunto de uma bela imagem e se tornam um diferencial no atendimento, a postura física também deve ser observada, portar-se com elegância ajuda na autoconfiança e eleva a autoestima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com