TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Brinquedoteca

Exames: A Importancia Da Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Por que uma brinquedoteca?

A existência de uma brinquedoteca está intimamente ligada à importância do ato de brincar na vida infantil. A brinquedoteca se alicerça na consciência do papel fundamental que o brincar, em todas as suas formas, exerce no desenvolvimento das potencialidades da criança nos níveis físico, psicológico, emocional, intelectual, social e cultural. O brincar é o centro da infância e, como escreve Schiller (apud Chateau 1987, p.13)1

O homem só é completo quando brinca.

Vários estudos (Friedmann, 1992)2 apontam mudanças do brincar no decorrer do século passado, tanto no Brasil quanto em outros países:

• uma significativa redução do espaço físico: com o crescimento das cidades e a falta de segurança, os espaços lúdicos – praças, parques, ruas – viram-se seriamente ameaçados e diminuídos;

• a redução do espaço temporal: dentro da instituição escolar, a brincadeira foi freqüentemente “pedagogizada”; o tempo da criança tende a ser ocupado, cada vez mais, por atividades extra-curriculares, consideradas “produtivas”. Nas classes baixas, as crianças acabam ajudando, de alguma forma, nos trabalhos domésticos e no sustento da família;

• os jogos e as brincadeiras tradicionais estão sendo substituídos, gradativamente, por brinquedos industrializados.

O contexto urbano aponta para uma crescente falta de oportunidades para brincar. A ação fundamental da Brinquedoteca é a de resgatar o brincar na vida das crianças, garantindo espaços adequados para que as crianças possam usufruir dos benefícios emocionais, intelectuais e culturais que as atividades lúdicas proporcionam, contribuindo para o despertar da criatividade e, conseqüentemente, da consciência e da cidadania. Segundo Adriana Friedmann (1992, p.30):

A brinquedoteca é um espaço privilegiado que reúne a possibilida¬de e o potencial para desenvolver as características lúdicas. É hoje, um dos caminhos mais interessantes que pode ser oferecido às crianças de qualquer idade e faixa sócio-econômica. O intuito é o de resgatar, na vida dessas crianças, o espaço fundamental da brincadeira, que vem progressivamente se perdendo e comprometendo de forma preocupante o de¬senvolvimento infantil como um todo.

A Associação Ludocriarte escolheu a brinquedoteca como recurso de intervenção sócio-educativa porque possibilita e facilita a realização de um trabalho de grande abrangência, com crianças pequenas, adolescentes e seus familiares. A linguagem lúdica facilita uma abordagem sistêmica e integradora, seja dentro do processo educativo de crianças, jovens e adultos, que da prestação de serviços sócio-assistenciais à comunidade local.

O trabalho desenvolvido pela Brinquedoteca contribui para prevenir o risco social de crianças e adolescentes, diminuindo sua vulnerabilidade social por meio de ações preventivas que visam a sociabilização, o fortalecimento da auto-estima, a integração familiar, a capacidade de expressão e de intervenção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com