TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Estgio Na Formação Do Professor De Educação Fisica

Trabalho Universitário: A Importancia Do Estgio Na Formação Do Professor De Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTANCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA

JAELSON JOSÉ SILVANO

PROFESSOR SUPERVISOR: SUSELAINE ZANIOLO MASCIOLI

ARARAQUARA, SETEMBRO DE 2014

Estagiário

JAELSON JOSÉ SILVANO

A IMPORTANCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA

UMA EXPERIENCIA MARCANTE

INTRODUÇÃO:

Estagio realizado na “E.M.E.F. Rafael de Medina”, localizado a Rua Adalgisa Delbon Michetti nº 1240 - Jardim Eliana nesta cidade de Araraquara, telefone 3322 2611 e 3333 7090, escola de natureza publica, que atende alunos de perfil socioeconômicos variados com modalidades de ensino de educação fundamental do 1º ao 9º ano, o número de alunos é de aproximadamente 820, funcionando em dois períodos: manhã e tarde, além de período noturno com projeto “PROEAJA” sendo oferecido a alfabetização para jovens e adultos.

A equipe de profissionais é composta por profissionais da área administrativa (atendimento e secretaria), operacional (limpeza, portaria, zeladoria e Inspetoria), além de quadro docente formado por professores, diretoria e coordenação pedagógica, totalizando 70 profissionais.

O espaço físico é composto por 13 salas de aula, 1 laboratório de informática, 1 laboratório de ciências, 1 biblioteca, 1 ginásio de esportes, além de salas reservadas para secretaria, diretoria, e coordenação pedagógica.

DESENVOLVIMENTO:

Estagio realizado acompanhado alunos desde o 1º ano até o 9º ano do ensino fundamental, durante as atividades pude realizar o estágio sob a perspectiva da observação e participação e de forma fracionada a regência por alguns instantes.

Acompanhei os professores desde o início do ano letivo, começando no mês de fevereiro e terminando no final do mês de maio, portanto pude vivenciar por meio da observação e participação as diversas atividades e temáticas desenvolvidas para os diferentes anos do Ensino fundamental, observei atentamente os planos de aula desenvolvidos pelos professores e como eram feitas as abordagens iniciais de aula assim também como a proposta dos temas a serem trabalhados durante aquele determinado período eram conduzidos.

Nos anos iniciais 1º ao 5º foi inicialmente trabalhado desde brincadeiras, cantigas de roda, jogos cooperativos e iniciação ao esporte, tratando das diferenças entre jogo e esporte com discussão e apresentação de regras e explicação e participação em jogos adaptados, em um período seguinte começou a ser abordado o tema de danças para estes anos, com aulas práticas com conteúdo musical para identificação de ritmos e estilos de dança, passando então a se preparar estes anos para a festa junina a ser realizada, começando com rodas de conversa sobre o tema, além de aulas práticas para que os alunos pudessem vivenciar diversos movimentos ligados ao tema proposto, passando então em um momento posterior a preparação e ao ensaio de todas estas turmas para a festa junina propriamente dita.

Do 6º ao 9º ano pude acompanhar desde a introdução ao tema de lutas, com apresentação conceitual das modalidades, até as aulas práticas voltado para este tema como jogos de desequilíbrios entre outros.

Passamos também pela introdução, conceitos e habilidades básicas do atletismo através de rodas de conversa sobre o tema com aulas práticas desenvolvendo diversas atividades e brincadeiras alusivas ao atletismo encerrando a abordagem deste assunto com um minitorneio de atletismo. Outros conteúdos interessantes para estas turmas foram abordados como princípios de treinamento físico e seus benefícios fisiológicos alem de aulas praticas aplicando alguns dos diversos conceitos de treinamento como aulas de circuito. Além disso, vimos para estas series introdução aos conceitos e regras básicas de alguns esportes coletivos como Futsal, Voleibol e Handebol, utilizando para isso rodas de conversas sobre os temas além do recurso de vídeo aula que se mostrou muito eficiente. Uma abordagem que julguei muito interessante e proveitosa foi na temática “conhecimento sobre o corpo” onde o professor falou sobre imagem corporal explicando o que é “vigorexia” e “anorexia”, neste ponto pude perceber o quanto é real a preocupação de quem mesmo na idade de pré-adolescencia ou já no período da adolescência tem com seu corpo e sua imagem e o quanto são influenciados por padrões impostos pela mídia de uma forma geral, principalmente as meninas. Tivemos até o final do mês de maio outras vivências praticas sobre estes temas abordados anteriormente tendo a oportunidade de experimentar por um tempo a rotina diária de um profissional de educação física e seus desafios, desde como fazer uma abordagem inicial de conteúdo até como finalizar um ciclo de estudos e aplicar as avaliações necessárias de desempenho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O estágio curricular tornou-se uma oportunidade única em minha vida aonde pude esperimentar o dia a dia de um professor de ensino fundamental. E dentro deste período pude relacionar o conteúdo aprendido em sala de aula com aquilo vivenciado na pratica diária, desta maneira então ficou fácil para mim identificar e lembrar conteúdos como: “Educação Física no Ensino Fundamental” “Crescimento e Desenvolvimento” “Recreação” “Aprendizagem Motora” “Corporeidade Humana” entre outros. Após a realização do estágio pude valorizar mais esta experiência, pois pra mim que tenho a pretensão iminente de seguir lecionando, principalmente para o ensino fundamental, esta oportunidade foi imprescindível na minha formação acadêmica.

O sistema de ensino “SESI” no qual pude ter acesso se mostrou muito eficaz em sua propositura, pois observei o trabalho sendo executado em suas diferentes dimensões de conteúdos da educação física, segundo Darido (2004, p.62).

O papel da Educação Física ultrapassa o Ensinar esporte, ginástica, dança [...](dimensão procedimental) e inclui Também seus valores subjacentes:Atitudes que os alunos devem ter(dimensão atitudinal) [...] e o direito de Saber por que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com