TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Orçamento Na Gestao

Artigos Científicos: A Importancia Do Orçamento Na Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  8.356 Palavras (34 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 34

No atual cenário econômico, diante da incerteza dos acontecimentos e da alta competitividade do mercado, torna-se imprescindível que as organizações tenham um processo de gestão empresarial cada vez mais eficiente e eficaz.

ORÇAMENTO, CONTROLE, ORGANIZAÇÃO, EMPRESA.

A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

Neste sentido, o orçamento surge como um diferencial nas organizações que dele fazem uso, o qual participa de um sistema que envolve planejamento, controle e análise do desempenho.

Através do orçamento é possível controlar o rumo dos negócios, fazendo comparações entre o previsto e o realizado, bem como avaliar a desempenho dos projetos. Desta forma, é possível classificá-lo como uma ferramenta de extrema importância para o sucesso da gestão empresarial.

o objetivo do presente artigo é apresentar e discutir a importância da utilização do orçamento como uma ferramenta essencial no processo de gestão empresarial, sendo um elemento de destaque no planejamento, organização e controle das organizações.

Sendo assim, verificou-se que o orçamento, se aplicado de forma eficiente, proporciona uma base sólida de informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões. Neste sentido, entende-se que o orçamento é indispensável no processo de avaliação de desempenho, onde são identificados eventuais desvios e os mesmos podem ser corrigidos e/ou controlados e o sucesso organizacional seja alcançado. Desse modo, é possível afirmar que através do uso de orçamentos os administradores norteiam suas atividades e decisões, planejam, organizam, controlam e analisam a desempenho da empresa.

A elaboração e a execução dos orçamentos, para alcançarem o estágio de modernização e eficácia dos dias atuais, passaram por um longo processo de aperfeiçoamento gradativo, no qual os princípios orçamentários desempenharam um papel preponderante. Esses princípios, que no caso brasileiro, estão, em grande parte incorporados à Constituição, são regras orientadoras que balizam a elaboração e a execução dos orçamentos, dando-lhes estabilidade e consistência, contribuindo para o seu aperfeiçoamento. Nos últimos anos, além da observação dos princípios tradicionais, têm assumido importância crescente os aspectos relacionados à transparência e ao controle, fruto de uma maior conscientização da sociedade, a qual o Governo Federal tem envidado esforços no sentido de atender, através de disposições estabelecidas nas leis de diretrizes orçamentárias recentes, visando evidenciar a transparência da gestão fiscal e ampliar o acesso da sociedade a todas as informações relacionadas à elaboração e à execução dos orçamentos.

O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.

O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

Por exemplo, uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de US$ 1.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrário, a família vai incorrer em dívidas. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar e logicamente no caso empresarial.

Outro exemplo de orçamento, pode ser visto nas viagens, quando os turistas decidem viajar com determinada quantia de dinheiro e ele sabe que esse dinheiro é o dinheiro com o qual dispõe para atender às suas necessidades durante o tempo que esteja planejado. Se um viajante tem um orçamento de U$S 500 para umas férias de quatro dias, e no segundo dia já tem gastado uns U$S 400… ainda ficam dois dias para se manter, então, ao analisar os números o viajante vai perceber que tem que cortar as despesas para evitar a falta de dinheiro antes do fim da viagem.

O orçamento também é o cálculo antecipado do custo de uma obra ou a despesa que vai gerar um projeto: “Ontem, o eletricista estava em casa e me deixou o seu orçamento diz que a nova instalação será de U$S 150“. “o nosso orçamento para criar um site é de U$S 200, excluindo os custos de manutenção mensal.”

Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.

Para sua melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

O orçamento é o plano financeiro para, implementar a estratégia da empresa é mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.

Contém as prioridades e a direção da entidade para um período. Proporciona condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores.

Realiza-se no curto prazo, normalmente um ano.

Dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quanto à participação nas definições estruturais:

− top-down, ou seja, de cima para baixo

− bottom-up, ou fluindo de baixo para cima da pirâmide organizacional ou a mistura dessas

duas abordagens.

1. Necessidade de Flexibilidade: As condições do empreendimento estão sempre mudando.

Por isso, é necessário que o processo orçamentário seja visto como um guia para ações futuras em vez de um plano rígido que deve ser seguido, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com