TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Alimentação Para Se Ter Uma Vida Saudável

Dissertações: A Importância Da Alimentação Para Se Ter Uma Vida Saudável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 8

CEBAN – Centro Educacional Bandeirantes

A importância da alimentação para se ter uma vida saudável

Núcleo Bandeirante – Distrito Federal

2013

A importância da alimentação para se ter uma vida saudável

Trabalho para a disciplina de Educação Física

para a conclusão do curso supletivo de ensino médio

do Centro Educacional Bandeirantes – CEBAN.

Núcleo Bandeirante, Distrito Federal

2013

Introdução

A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.

Uma alimentação saudável aliada a pratica regular de exercícios físicos proporciona uma grande melhoria na qualidade de vida do ser humano, porém ainda são poucas as pessoas que realmente colocam em prática os princípios de uma vida saudável.

Desenvolvimento

Muitas vezes ouvimos a frase "nós somos o que comemos", revelando que a alimentação merece, da nossa parte, uma atenção redobrada. A alimentação tem um papel de grande importância na nossa vida, pois além de ser uma necessidade básica, a alimentação é um dos fatores do ambiente que mais afetam a saúde. Hoje em dia já não basta ter acesso aos alimentos, é necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da vida.

Vários são os estudos, nacionais e internacionais, que realçam que alimentação é um dos fatores que mais influencia a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos. No entanto, pelo ritmo de vida atual, temos normalmente pouco tempo para dedicar às refeições e muitas vezes acabamos por ter um padrão alimentar desequilibrado e desajustado das nossas necessidades, traduzidos num aumento no consumo de comidas rápidas, as ditas "fast food".

O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuar diretamente no organismo. O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças respiratórias e manifestações auto-imunes podem ser um alerta de que sua alimentação não está apropriada.

Alem disso, hábitos de vida desequilibrados podem provocar: cansaço, estresse, obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outros problemas. Por isso, é fundamental que a alimentação saudável se torne um hábito. Para isso, faça pelo menos três grandes refeições por dia, intercaladas por pequenos lanches.

Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.

A alimentação saudável é mais do que apenas comer vegetais e frutas. O corpo precisa de uma pouco de tudo para ter equilíbrio. Os nutrientes têm um papel essencial na saúde. Eles têm funções específicas no organismo e estão contidos em cada alimento. Esta é a diferença entre alimentar-se e nutrir, pois determinados alimentos não contêm simplesmente nutrientes e calorias.

Atualmente, os brasileiros enfrentam o aumento de doenças crônicas degenerativas, devido a um estilo de vida desequilibrado, que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. Especialistas afirmam que o consumo regular de alimentos funcionais, como as frutas, pode ser uma alternativa para conter o avanço dessas enfermidades. A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida — e, claro, na falta dela.

Se, por um lado, muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida, por outro, uma alimentação saudável durante a infância é essencial para um normal desenvolvimento e crescimento, bem como na prevenção de problemas de saúde ligados à alimentação como é o caso da Obesidade, uma das epidemias do século XXI, conforme já foi referido pela Organização Mundial de Saúde. O papel da família na alimentação e na educação alimentar das crianças e jovens é inquestionável, pois os pais são modelos para os filhos, daí que seja fundamental os adultos adaptarem um estilo de vida saudável, ou seja, terem uma alimentação equilibrada e praticarem atividade física regularmente.

Segundo o Dr. Emílio Peres "Uma alimentação equilibrada é aquela que respeita a regra das proporções. As hortaliças, os legumes e as frutas deveriam representar 40% do peso total daquilo que ingerimos. É também necessária uma boa dose de amidos, designadamente, arroz, pão, batatas e leguminosas. Produtos lácteos, como o leite e queijo, devem ser também consumidos numa porção razoável. Quanto à carne e ao peixe, bastam quantidades muito modestas e sempre mais peixe do que carne. As gorduras, para confecção e tempero, deveriam constituir uma percentagem mínima".

Uma das formas de se obter uma alimentação saudável, para assim melhorar a qualidade de vida, é seguindo algumas dicas de acordo com os conceitos da Pirâmide Alimentar:

Carboidratos

Localizados na base da pirâmide. Massas, pães, batatas, cereais e arroz devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia e compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação. Dê preferência para os integrais.

Frutas e verduras

Em seguida, encontramos o grupo das frutas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com