TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Musical No Contexto Escolar No Ensino Fundamental

Trabalho Universitário: A Educação Musical No Contexto Escolar No Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  9.302 Palavras (38 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO

“A educação, bem compreendida, não é apenas uma preparação para a vida; ela própria é uma manifestação permanente e harmoniosa da vida. Assim deveria ser com todos os estudos artísticos e, particularmente, com a Educação Musical, que recorre à maioria das principais faculdades do ser humano”.

Willems apud Loureiro (2003).

A música é uma linguagem universal que apresenta uma diversidade de dialetos e manifestações variáveis de cultura para cultura, integrando as diversas experiências e vivências, consolidando-se privilegiadamente por ser um instrumento lúdico e de integração, ou seja, é uma forma de conhecimento (PONTES, 2008).

Pode-se dizer que a linguagem musical é um instrumento favorável para a expressão e criação do indivíduo, o que torna o trabalho com a mesma importante para os sistemas educacionais à medida que contribui para o desenvolvimento intelectual do educando através do movimento, da criatividade e sensibilidade de maneira natural. Portanto, a escola ao visar o desenvolvimento pleno do educando através de uma metodologia inovadora, dinâmica, multicultural e sócio-construtivista não há como separar a música do contexto escolar, nem do processo ensino/aprendizagem (CAMPOS & KRZESINSKI, 2006).

Entretanto, somente no século XX é que se percebeu tal importância, ocorrendo assim, uma mudança no ensino da música em meio aos métodos ativos, adotados pela Escola Nova. Tais métodos baseavam-se no desenvolvimento da imaginação, da intuição e da inteligência infantil através da livre expressão artística.

Padilha (2007) considera que, a aproximação da música com a educação traz contribuições que garantem ao indivíduo uma formação que favorece o desenvolvimento da criatividade, além de dar mais sentido às aprendizagens humanas, pois o conhecimento mediado pelo universo musical (expressão máxima da arte) abre perspectiva para que o aluno construa uma compreensão significativa e real de mundo, possibilitando ao mesmo percorrer novos caminhos, atendendo às mudanças que ocorrem nos sistemas de ensino.

Na vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394/96 o trabalho com a música é abordado como parte dos conteúdos do Ensino das Artes, que se caracteriza em componente curricular da Educação Básica (BRASIL, 1996).

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs Artes, a música deve ser trabalhada na sua essência, ou seja, nos elementos de interpretação, improvisação, composição, escuta, sons e teoria musical. Por fazer parte da vida cultural das crianças e estimulá-las a construir novos conhecimentos artísticos, esta deve fazer parte do cotidiano escolar do educando (BRASIL, 1997).

Legitimando as aulas no currículo escolar, apresenta-se a nova Lei nº 11.769/08, que altera a LDB nº 9.394/96, a qual dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música como conteúdo na Educação Básica, tendo os sistemas de ensino três anos letivos para se adaptarem a nova situação.

Este trabalho se justifica por ser imprescindível desenvolver estudos que abordem a Educação Musical no Ensino Fundamental, considerando as suas características, os aspectos legais que a cerca e a formação necessária do professor unidocente para o trabalho com tais conteúdos.

Para elaboração desta monografia foram realizados estudos visando responder à seguinte questão: Qual é a nova concepção de Educação Musical a ser desenvolvida no contexto escolar do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental? Por se tratar das relações entre a Educação Musical e o contexto escolar, este trabalho tem por finalidade organizar estudos sobre o desenvolvimento da Educação Musical do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O presente trabalho visa atingir os objetivos propostos, desenvolvendo no primeiro capítulo um breve histórico sobre a Educação Musical brasileira; apresentando no segundo capítulo as dúvidas e os desafios da relação Educação Musical e o contexto escolar, abordando suas características, a legislação vigente e a importância da música no Ensino Fundamental; discutindo no terceiro capítulo sobre a formação necessária para o professor unidocente atuar com esta área de conhecimento; e por fim, as considerações finais cujo foco é o feedback da pesquisa bibliográfica realizada para dar conta de atingir os objetivos propostos.

1. EDUCAÇÃO MUSICAL BRASILEIRA ATRAVÉS DOS TEMPOS – BREVE RETROSPECTIVA

“Sem dúvida, tudo o que fazemos, deve assentar sobre os alicerces da tradição, pois muito do criado por nossos antepassados continua sendo viável, mas não será simplesmente talhando pedras de ruínas de nosso passado que conseguiremos o material de que necessitamos para a construção da cultura planetária em preparação”.

Koellreutter apud Loureiro (2003).

1.1. As Primeiras Manifestações Musicais

A idéia de que o valor da música e da Educação Musical sofrem modificações a cada período histórico leva à necessidade de refazer o percurso dos referentes pensamentos em diferentes épocas em busca dessas transformações, no entanto, tal estudo considera apenas a educação musical brasileira através dos tempos como evidencia este capítulo inicial.

Para se conhecer as características da Educação Musical em diferentes épocas da história é importante relacioná-la aos valores e visão de mundo de cada período.

Segundo Fonterrada (2008), o ensino da música no Brasil acontece desde a chegada dos portugueses, quando, após o descobrimento, para cá vieram os jesuítas, primeiros educadores do país, responsáveis pela catequização dos índios. Este ensino se dava pela prática exaustiva, mediante exercícios que evoluíam do simples para o complexo, o que permitia que o domínio de determinada disciplina ou atividade fosse, aos poucos, se instaurando.

Foi com o uso de tais princípios metodológicos que, provavelmente, se instalou a primeira proposta pedagógica de Educação Musical, com os curumins das missões católicas aprendendo música e autos europeus, mediante treinamento. O rigor metodológico de uma ordem de inspiração militar e a imposição da cultura lusitana, que desconsiderava a cultura e os valores locais, substituindo-os pelos da pátria portuguesa faziam parte da ação jesuítica.

Durante o período colonial, a situação pouco mudou. A Educação Musical, assim como a educação geral, estava diretamente vinculada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.3 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com