TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura Adequada ao Processo Formativo do Aluno Segundo Zanella

Por:   •  16/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando como referência o texto de Zanella, explique que tipo de leitura a autora descreve como adequada ao processo formativo do aluno.

Segundo Zenella, a leitura tem várias etapas para serem estudadas que são as adequadas para o processo formativo do aluno, o primeiro conjunto é delimitar sua leitura e realizar uma análise textual, identificando se é um texto informativo, literário, filosófico, científico, teórico, metodológico, empírico ou prático. Identificar a referência bibliográfica e os dados biográficos e bibliográficos do autor são de extrema importância, pois como o mercado está cheio, ter informações mais seguras ajuda a sua produção ter mais clareza.

O segundo conjunto é a compreensão da leitura, que tem 5 passos, são eles a Análise Textual, a Análise Temática, a Análise Interpretativa, a Problematização e a Conclusão Pessoal. Na análise textual constitui a leitura do texto para ter uma visão ampla, a identificação da abordagem do autor e a busca dos significados de palavras desconhecidas. Análise temática é a identificação do problema, do tema que o autor defende. Na análise interpretativa o leitor deve interpretar e tomar uma posição a respeito do que foi tratado, se o autor atingiu os objetivos, se o texto dele é original, se o tema tem grande alcance e se contribuiu para o estudo do tema (para isso é necessário ter lido algumas vezes sobre o assunto e de diferentes autores). A problematização é o questionamento em cima do texto, encontrando as respostas para os problemas, para isso tem que ter lido o texto original e os textos que criticam o texto original. Por fim temos a conclusão pessoal, que é a exposição da conclusão que você chegou sobre o texto, um resumo onde você apresenta sua crítica e a reflexão pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com