TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Scm Supply Chain Mana Trabalhos

Ensaios: A Importância Do Scm Supply Chain Mana Trabalhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Hoje, o novo enfoque das atividades logísticas e de gestão de informação exige trabalhar em equipe, valorizando a integração de todos os departamentos da empresa, e estabelecendo alianças com outras organizações, o que ainda é uma barreira nas empresas brasileiras, onde é muito comum encontrarmos estruturas muito departamentalizadas e com má comunicação interna.

Dessa maneira, o Supply Chain Management surge para aprimorar e desenvolver todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de produtos e serviços associados, desde a obtenção de matérias primas, até a chegada do produto ao usuário final, bem como os fluxos de informação relacionados e a geração de valor para todos os componentes da cadeia.

O SCM - SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

Supply Chain Management (gerenciamento da cadeia de produção) surge no processo logístico das empresas nacionais caracterizado por um novo conceito de gestão de toda a cadeia produtiva. Com o advento da qualidade total e produção enxuta, algumas técnicas e procedimentos como o JIT, Kabam e engenharia simultânea foram amplamente adotadas por várias empresas, contribuindo para um significativo avanço da qualidade e produtividade.

O uso do SCM em empresas nacionais é recente, porém seus resultados têm alcançado índices cada vez maiores, um exemplo prático dessa evolução é o resultado demonstrado na redução significativa dos custos logísticos, tempos do fluxo de produtos no canal de suprimentos, maximização dos lucros, ampliação e penetração em novos mercados.

Atualmente, com a crescente pressão do mercado global altamente competitivo, é de vital importância a busca permamente de fontes de competitividade que impactam positivamente na participação de mercado, nas margens e no valor econômico das empresas.

Neste contexto, a gestão integrada da cadeia de abastecimento -Supply Chain Management - é reconhecida como uma resposta adequada, juntamente com o apoio do comércio eletrônico em ampla ascensão atualmente.

A IMPORTÂNCIA. NA REDE LOGÍSTICA

Segundo CECATTO (2002) em seu artigo “A importância do Supply Chain Management no desenvolvimento das Empresas Brasileiras” ressalta, que o envolvimento das empresas ainda é uma barreira nas empresas brasileiras, onde é muito comum encontrarmos estruturas muito departamentalizadas e com má comunicação interna.

Alguns fatores inibem o desenvolvimento do mercado de SCM no Brasil, segundo a analista de Supply Chain Management da IDC, LATHROP (2001) destaca entre elas: a pouca confiança nos fornecedores nesse tipo de solução, altos custos de implementação e a falta de um claro entendimento sobre os benefícios das ferramentas.

Baseando-se em elementos freqüentemente sobrepostos e de alta dependência entre si, algumas características são muito importantes para condução dessa nova visão como:

- Confiança;

- Relações de longo prazo;

- Compartilhamento de Informações e

- Forças individuais da organização.

A otimização dessa cadeia torna-se cada vez mais importante, principalmente por motivo das inovações no ambiente de negócios, um exemplo é a expansão do business to business na Internet. Com isso, as empresas brasileiras enfrentam os seguintes desafios e oportunidades:

- Incentivar mecanismos de logística integrada (intermodal)

- Focar o modelo de gestão na redução de estoque

- Melhorar a comunicação em todos os elos da cadeia de suprimentos.

A adequação a estes pontos fortalece a participação mútua entre todos os participantes da cadeia, desenvolve o compartilhamento das informações específicas aumentando o elo entre empresas incorporando qualidade aos produtos e serviços e apresentando melhores maneiras de servir aos mercados.

As ferramentas de Supply Chain Management permitem que a empresa possa proporcionar a seus clientes produtos e serviços de uma forma mais rápida e com maior qualidade e competência, gerando maiores lucros.

Com a crescente preocupação da redução de custos das empresas brasileiras, estas estão sendo obrigadas a levar em conta alguns pontos importantíssimos que abrangem o conceito de Supply Chain Management, e muitas vezes essas empresas não se dão conta da importância de um estudo mais detalhado e cauteloso.

Alguns fatores já são facilmente visualizados nas empresas, como : a revolução da informação, tecnologias de gestão, o comércio eletrônico, tanto da empresa, como da empresa consumidora, as exigências dos clientes nas áreas de custos, qualidade, entrega, e serviços. Fatores imprescindíveis para um estudo eficiente de Supply Chain Management.

Os executivos e empresários brasileiros no manejo e aplicação de conceitos estratégicos, instrumentais e operacionais, deveriam prestar maior atenção a esse ramo que cresce a cada dia em maiores proporções nas empresas globais.

Na definição do Council of Logistics Management (CLM, 1998), logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Este conceito substitui outras definições anteriores, em função da progressiva evolução dessa ciência e a inclusão da noção de cadeia de suprimento, da qual a logística passa a ser um componente. Um dos conceitos mais primitivo de logística é definido como: o processo de entregar o produto certo, no lugar certo, com um nível de serviço esperado, ao menor custo possível.

LA LONDE (1994) destacou esse desafio colocado pela terminologia em rápida mutação, quando examina a evolução do conceito de logística integrada. Ele apresenta esse tema em três estágios:

1. Distribuição física;

2. Suprimento, operação e distribuição física; e

3. Vendedor de insumos aos fornecedores, suprimento e distribuição física.

A empresa que busca sucesso sustentável no ambiente competitivo atual, deve observar com grande atenção a ponta de rede de suprimentos (o cliente final), parece óbvio para muitos, mas a grande realidade é que esse aspecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com